FAPEMA discute com comunidade acadêmica de Imperatriz e Balsas editais que serão lançados em 2022

FAPEMA discute com comunidade acadêmica de Imperatriz e Balsas editais que serão lançados em 2022
novembro 29 22:52 2021

Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e de Instituições de Ensino Superior de Imperatriz e Balsas participaram nesta segunda-feira (29) de uma reunião de trabalho com o presidente da FAPEMA, André Santos para tratar sobre os editais que serão priorizados no Plano de Trabalho da Fundação em 2022. Com o Planejamento Participativo o Governo do Estado, por meio da FAPEMA, quer aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica das ações da Fundação e com isso garantir que os investimentos na área da ciência, tecnologia e inovação sejam empregados em estudos voltados para as necessidades mais urgentes de cada região.

Visando uma maior engajamento dos pesquisadores na escuta, André Santos tem visitado cidades do interior do Estado com o objetivo de mostrar o planejamento para o próximo ano e os investimentos do Governo do Estado na área. A meta do Governo é ampliar os investimentos para o setor em 2022.

Os pesquisadores podem apontar os editais que desejam que sejam priorizados no planejamento na FAPEMA, respondendo formulário eletrônico disponibilizado no endereço https://bit.ly/editaisfapema2022.

Durante reunião com os pesquisadores, o presidente da FAPEMA falou também dos editais que estão abertos na página da Fundação – www.fapema.br e sobre novos editais que serão lançados ainda este ano. Estão com inscrições abertas os editais Cadeia Produtiva do Couro e o Bolsa de Pesquisador Visitante para Programas de Pós-Graduação, que visa fomentar o intercâmbio e a cooperação nacional e internacional, visando o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Maranhão.

“Estamos muito felizes de lançar este ano editais que já faziam parte do planejamento da Fundação mais que não tinham sido lançados em razão da pandemia. Para o próximo ano, é meta do governador Flávio Dino, ampliar os investimento para alavancar muito mais a pesquisa no Maranhão. Hoje o trabalho da FAPEMA tem se destacado em nível nacional e queremos apoiar e incentivar um maior número de projetos em todas as áreas”, disse André Santos.

Ele anunciou que ainda este ano será lançado o edital Centelha 2 e o professor visitante para graduação.

VISITAS

Além de Imperatriz e Balsas, o presidente da FAPEMA já esteve em Grajaú, Barra do Corda, Caxias e Timon. A escuta também já foi realizada em São Luís. Os municípios onde não foi possível realizar reunião de forma presencial, os encontros estão acontecendo de forma virtual.

Em todos os municípios ele têm recebido elogios pela iniciativa. Em Imperatriz, a reunião com os pesquisadores aconteceu na Uemasul. Para a reitora da universidade, Elizabeth Fernandes, a presença do presidente do município é um momento importante para a comunidade acadêmica. “O planejamento participativo é uma ação importante da FAPEMA por mostrar os avanços da Fundação e por ouvir as demandas dos pesquisadores de cada região do estado”, observou a reitora.

“Cada região têm suas especificidades. Aqui temos características muito diferentes da capital e esse planejamento participativo é importante porque buscar ouvir os pesquisadores para junto, planejar as ações para 2022”, enfatizou a professora Lucileia Ferreira Lopes Gonçalves, professora do curso de Geografia da Uemasul e que em 2022, assume o cargo de reitora da instituição.

A diretora do campus da UFMA, Balsas, Giselia Brito, também destacou como necessária a escuta por conta das diferenças de cada região. “Aqui temos a questão do agro que é muito particular, várias pesquisas na área de química, física, engenharia elétrica, enfim, esse é um evento importante porque ele vem nos escutar para a partir daí elaborar seu planejamento”, pontuou.

  Categorias: