Fapema disponibiliza sistema de pesquisa de projetos, em versão beta

Fapema disponibiliza sistema de pesquisa de projetos, em versão beta
outubro 31 13:31 2014

AsistemaprojetosfapemaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) disponibilizou para pesquisadores e sociedade em geral um sistema de consulta onde estão cadastrados todos os projetos de pesquisa financiados pela Fundação ao longo dos últimos anos.

Ao acessar o sistema o usuário pode realizar a busca utilizando diversas variáveis. No local é possível saber ainda os investimentos que o governo tem feito na área de ciência, tecnologia e inovação e indicadores de Ciência e Tecnologia no Estado.

Em 2009 foram investidos pouco mais de R$ 15 milhões, em 2013 esse valor saltou para R$ 42 milhões. “Com esta ferramenta, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de vários segmentos poderão encontrar as pesquisas produzidas em prol do desenvolvimento do Estado”, disse a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. O sistema pode ser acessado na página da Fundação no endereço www3.fapema.br.

A versão disponível ainda está em fase experimental e os usuários podem contribuir para melhorias encaminhando a FAPEMA sugestões e críticas. “Com este novo sistema queremos divulgar a produção cientifica do Maranhão, nas mais diversas áreas e facilitar o acesso da população a essas informações.

A ferramenta também é uma forma de prestarmos conta a população dos investimentos da instituição”, acrescentou a presidente que deve lançar a versão final da nova ferramenta durante a entrega do Prêmio FAPEMA que acontecerá dia 24 de novembro.

As informações do sistema têm como fonte as disponibilizadas pelos pesquisadores na Plataforma PATRONAGE. Essas informações só podiam ser acessadas por pesquisadores cadastrados na plataforma e agora passam a ser de domínio público. Os dados do sistema também são advindos de relatórios técnicos.

Entre as informações disponíveis no sistema esta o número de bolas financiadas pela Fundação, bem como os valores dos financiamentos. A consulta pode ser feita utilizando palavras-chave, colocando a área de conhecimento, nome do pesquisador, título do projeto ou a instituição de ensino.

É possível saber também quantas e quais as pesquisas foram feitas em determinado ano. Além do título do trabalho o usuário encontra ainda um resumo da pesquisa e informações sobre o coordenador do trabalho.

A nova ferramenta da FAPEMA também disponibiliza para consulta indicadores que o Sistema de Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa (SIFAP) considera importantes para verifica se o estado esta evoluindo nesta área. Nele constam informações sobre os números de bolsas, auxílios, teses de doutorado e número de estudantes do estado, entre outras informações. Os dados estão disponíveis para consulta ano a ano ou através de gráficos com a evolução dos números em um período determinado por quem fizer a consulta.

Criticas e sugestões – O chefe do setor de informática da FAPEMA, Esdra Coelho Gama, disse que como o sistema ainda não está finalizado é possível que haja algumas informações incompletas ou que necessitem de correções. “Esse momento é para que os pesquisadores contribuam com o aprimoramento do sistema, sugestões e também aproveitem para corrigir informações que eles considerem incorreta sobre seus trabalhos”. As correções podem ser solicitadas por meio do email projetos@fapema.br.

  Categorias: