FAPEMA divulga resultado do Edital Universal

FAPEMA divulga resultado do Edital Universal
julho 14 18:04 2015

0not 2A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou na manhã desta terça-feira (14) a lista com o nome dos pesquisadores contemplados no Edital Universal nº 40/2014. Julgados por um comitê formado por consultores de fora do estado, ao todo foram aprovadas 233 propostas, somando aplicação de recursos superiores a R$ 5 milhões.

Os pesquisadores que tiveram a aprovação de seus projetos têm até o dia 29 de julho para a entrega da documentação impressa na FAPEMA, conforme item 6.3 do edital.

O edital Universal está inserido na Linha Mais Ciência e corresponde ao programa Mais Pesquisa, tendo como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, das diversas áreas de conhecimento, a ser desenvolvidos por mestres ou doutores nas instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas no Maranhão.

Consultores que participaram do comitê consideram de alto nível os trabalhos submetidos ao edital. “Os trabalhos apresentados abordam temáticas importantes para esta região brasileira, possibilitando o diagnóstico de situações regionais utilizando metodologias já em uso e outras vezes métodos inovadores. Este é um edital muito importante para a pesquisa no Estado”, destacou o professor Raimundo Alves Barreto Júnior, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN).

Clique AQUI e confira o resultado completo! 

 

Pesar

O diretor-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, lamenta a morte do professor doutor Celso Yoji Kawabata, coordenador do curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus da UFMA em Chapadinha, e um dos inscritos no edital.

Com vasta experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente na bioclimatologia, aproveitamento de resíduos e sustentabilidade, o professor contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de ações e políticas públicas nesta área.

Yoji Kawabata teve mais de vinte pesquisas apoiadas pela FAPEMA, submetidas a editais como Universal, Apoio a Projetos de Extensão (AEXT), Bolsa de Iniciação e Extensão (BEX), Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Programa Primeiros Projetos (PPP), tendo ainda participado como consultor ad hoc no julgamento de vários editais da instituição. 

 

  Categorias: