Fapema divulga resultado do edital Universal

Fapema divulga resultado do edital Universal
agosto 03 18:53 2016

editais 2015Ao todo, 215 propostas foram aprovadas e os pesquisadores tem até o dia 17 desse mês para entregarem a documentação impressa

Durante uma semana, 27 consultores ad hoc estiveram reunidos para avaliarem 443 propostas enviadas para o Edital Universal (nº 040/2015), uma iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O resultado, que foi divulgado hoje (03/08), pode ser conferido pelo link http://www3.fapema.br/site2012/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=120&Itemid=209

O Edital Universal, que faz parte da linha de ação Mais Ciência, no âmbito do programa Mais Pesquisa, tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão. Serão destinados, pelo Governo do Estado do Maranhão, R$ 5 milhões para o apoio das pesquisas aprovadas. “Esse é o maior edital de fomento da Fundação, amparando pesquisas de todas as áreas, das ciências de base às aplicadas”, revela o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira. A seleção foi feita por meio de análises e avaliações comparativas e considerou etapas como enquadramento (que consiste na pré-análise das propostas apresentadas); avaliação quanto ao mérito técnico-científico; avaliação do currículo do coordenador; avaliação da equipe executora e avaliação pelo comitê de julgamento.

Foram contemplados no edital os projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão. De acordo com o Edital, os projetos foram classificados em três faixas: A, B e C. Na faixa A enquadram-se doutores com produção computada a partir de 2013; na faixa B, doutores com produção computada a partir de 2011 e na faixa C, mestres com produção computada a partir de 2013. O prazo de execução dos projetos de pesquisa é de até 24 meses, contados a partir da data de emissão do termo de outorga.

A próxima etapa é o envio da documentação impressa, que deve estar composta de todos os documentos enviados eletronicamente e mais os seguintes:

– Formulário de solicitação, assinado nos campos previamente delimitados;
– Documento de submissão da proposta ao comitê de ética e/ou autorizações específicas quando for o caso;
– Comprovante de residência do proponente;
– Comprovante de vínculo com Instituição de ensino e/ou pesquisa localizada no Maranhão do proponente (cópia do último contracheque ou declaração da pró-reitoria competente);
– Orçamento com os devidos ajustes, caso o valor aprovado seja diferente do valor solicitado;
– Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil para uso exclusivo para movimentação dos recursos do projeto, que deve conter os números de agência e conta com os dígitos verificadores.

A documentação impressa deverá ser postada via correios, com aviso de recebimento, ou entregue pessoalmente no protocolo da Fapema, em envelope lacrado contendo as informações a seguir:

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA
Rua Perdizes, n.º 5, Qd. 37 – Jardim Renascença II – São Luís, Maranhão CEP 65075-340
APOIO A PROJETOS DE PESQUISA EDITAL FAPEMA N.° 040 / 2015 – UNIVERSAL FAIXA_ (indicar faixa)

Crescimento – Segundo a diretora científica da Fapema, Silvane Magali, houve um aumento no número de inscrições para esse edital. Ela credita esse incremento a dois fatores, divulgação e interiorização. “A Fapema tem buscado meios para permitir um acesso maior aos editais. Isso significa, além de divulgar, sair do continente e interiorizar as ações para que as pessoas saibam das oportunidades e participem”.

  Categorias: