FAPEMA divulga resultado do edital Universal nesta sexta-feira, 12

FAPEMA divulga resultado do edital Universal nesta sexta-feira, 12
julho 12 20:13 2013

Editais2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA divulgou, na tarde desta sexta-feira (12), a relação de propostas aprovadas no auxílio Apoio a Projetos de Pesquisa – UNIVERSAL, edital n° 001/2013 – FAPEMA. Ao todo foram aprovadas 170 propostas sendo 79 na faixa A, 54 na B e 37 na faixa C. A chamada pública destina recursos financeiros no valor de R$ 3 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em várias áreas de conhecimento que serão desenvolvidos em instituições de ensino superior – públicas ou privadas – sediadas no Maranhão.

Durante dois dias, consultores Ad-Hoc estiveram reunidos em São Luís para avaliar os processos do edital. Além dos representantes de universidades maranhenses, a reunião também contou com a participação de professores doutores de instituições de ensino de outros estados – Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pará e Goiás. No total foram avaliados 263 processos.

O consultor Sebastião Carlos, da Universidade Metodista, destacou a seriedade do processo de avaliação. “É um comportamento rigoroso da FAPEMA o de submeter todos os projetos a avaliação de uma equipe, em sua grande maioria, formada por consultores de outro estado, portanto não familiarizado a nomes, pessoas, pesquisadores, instituições. Isso espelha transparência e seriedade”, disse Sebastião.

O nível dos trabalhos também foi elogiado pelos consultores. A pesquisadora Raquel Montenegro, da Universidade Federal do Pará, destacou, principalmente, o nível dos trabalhos da faixa C e a importância de dar oportunidade a profissionais com mestrado de participar do edital. “Isso melhora o desenvolvimento desses profissionais”, observou. “Os financiamentos federais são para doutores, então o que a FAPEMA está fazendo é bastante interessante para incentivar esses mestres. Nem tanto pelo valor em dinheiro, mas pelo estímulo a esse profissionais, é um incentivo para que eles busquem o doutorado e outras fontes de financiamento”, completou Richard Gama, da Universidade Federal de São Paulo.

  Categorias: