Fapema divulga resultado dos editais Ciência sem Fronteiras e Bolsa de Doutorado e Mestrado

Fapema divulga resultado dos editais Ciência sem Fronteiras e Bolsa de Doutorado e Mestrado
agosto 08 20:09 2013

Editais2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, divulgou, nesta quinta-feira, 08, o resultado dos editais de Ciência sem Fronteiras e de Bolsa de Doutorado Fora do Estado.

Os resultados podem ser conferidos na página da Fundação (clique aqui), em um documento em pdf que deve ser baixado clicando na caixa “download”.

O edital Ciências sem Fronteiras faz parte do programa homônimo desenvolvido pelo Governo Federal que tem como objetivo promover a consolidação, expansão e internacionalização da Ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. No Maranhão o programa integra o conjunto de editais da FAPEMA.

Já o edital de Bolsa de Doutorado Fora do Estado concede bolsas para maranhenses que desejam fazer doutorado, e, em casos excepcionais, mestrado, em universidades públicas e privadas de outros estados brasileiros. O edital tem como objetivo fortalecer o sistema de pós-graduação do Maranhão, contribuindo para a formação de doutores em todas as áreas do conhecimento, Contempla cursos e/ou programas de pós-graduação Stricto sensu, nível doutorado.

  Categorias: