FAPEMA divulga resultado final do edital PPSUS com seleção de 25 projetos para fortalecimento do SUS no Maranhão
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou o resultado final da seleção dos projetos para o edital PPSUS 2025. A chamada, que destina R$ 1,8 milhão em recursos, tem como objetivo financiar pesquisas que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Os pesquisadores aprovados têm até 12 de setembro para enviar a documentação, pela plataforma Patronage. O resultado está disponível no site da Fundação.
Foram selecionadas 25 propostas, que abordam temas voltados à saúde pública e inovação tecnológica, com destaque para doenças crônicas, saúde mental e o uso de inteligência artificial. O edital é executado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),
Entre os projetos selecionados, estão estudos que utilizam métodos de aprendizado de máquina para investigar obesidade, hipertensão em adolescentes, além de pesquisas sobre desigualdades territoriais no acesso a tratamentos para doenças crônicas no Maranhão. Outra área que recebeu destaque foi o combate à desinformação sobre vacinas, um tema de grande relevância para a saúde pública.
Projetos voltados para a saúde comunitária e a inclusão social também foram contemplados. Há iniciativas focadas na integração da rede psicossocial, análises inflamatórias em tumores cerebrais e o estudo da hanseníase em populações vulneráveis. Temas relacionados à educação e inclusão da população LGBTQIAPN+, acompanhamento cardiológico de pacientes com lipodistrofia e rastreamento de transtornos alimentares durante a gestação foram outros destaques.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou a importância do edital para o avanço da pesquisa em saúde no Maranhão. “Este resultado mostra o compromisso da nossa instituição em apoiar projetos que não só inovam, mas que têm impacto direto na qualidade do SUS para a população maranhense. A diversidade dos temas selecionados reflete a complexidade dos desafios que enfrentamos e a capacidade científica local de respondê-los”, pontuou.
“O PPSUS é um instrumento de fortalecimento da política de saúde, na medida em que financia pesquisas relevantes para o Sistema Único de Saúde no Maranhão. Tanto do ponto de vista epidemiológico, quanto em relação às questões de equidade e de gestão em saúde, ele se mostra fundamental para potencializar a ciência em nosso estado”, frisou a diretora Administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA), Ana Lúcia Nunes.
Os projetos selecionados apontam para uso de tecnologias digitais, inteligência artificial e análise espacial, estratégias essenciais para aprimorar diagnósticos e a vigilância epidemiológica. As pesquisas voltadas para doenças negligenciadas, arboviroses e saúde mental abordam o foco na regionalização das ações, buscando respostas para as necessidades específicas do Maranhão.
O edital do PPSUS é um importante apoio para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde pública e consolida o empenho das instituições envolvidas em promover equidade, inovação e gestão eficiente no SUS. Com a seleção concluída, os projetos entram em nova etapa para contribuir com soluções concretas para o sistema de saúde maranhense.