FAPEMA doa equipamentos de informática para o projeto Reciclagem Digital

FAPEMA doa equipamentos de informática para o projeto Reciclagem Digital
junho 05 18:42 2013

DSC 1625 editadaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA doou na tarde desta terça-feira, 04, equipamentos e acessórios de informática que estavam em desuso para a Connection – EJ, Empresa Júnior de computação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O termo de doação foi assinado pelo diretor de Projetos da Empresa Júnior, Luiz Gonzaga Sousa Penha, e pelo assessor de acompanhamentos de projetos da FAPEMA, Vinícius Lima Noleto.

A Connection – EJ desenvolve o projeto “Reciclagem Digital”, que funciona com a aquisição, através de doação, de materiais, acessórios e equipamentos de informática, que serão reciclados e utilizados em laboratório instalado em comunidade carente previamente escolhida. Muitos desses equipamentos ainda funcionam, mas estão em desuso por repartições públicas ou privadas, então são reciclados. Outros são aproveitadas apenas as peças e reutilizadas em outro aparelho. O projeto teve início em 2011, mas está em fase de reestruturação e mais engajado em comunidades. DSC 1642 editada

O diretor de Projetos da Connection, Luiz Gonzaga Penha, ressalta os objetivos da empresa como a preocupação com o meio ambiente, através da destinação correta do lixo eletrônico que não deve ser deixado ao ar livre por possuir metais pesados e nocivos ao meio ambiente. Além disso, a reutilização de equipamentos que após serem reciclados são colocados em laboratórios, contribui para inclusão digital de jovens em comunidades carentes. 

Para o assessor de Acompanhamento de Projetos, Vínicius Noleto, o trabalho contribui para que mais pessoas tenham acesso a tecnologia, informática e consequentemente ao conhecimento. “A FAPEMA tem prazer em ser parceira de um projeto desse porte que agrega tantos valores, oportuniza a inclusão digital para jovens carentes e garante a destinação correta do lixo eletrônico, tudo isso com equipamentos que estão parados em repartições e órgãos públicos”, avaliou.

Vinicius Noleto adiantou aos participantes do projeto que a FAPEMA já garantiu a participação da empresa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com um stand doado pela Fundação. A SNCT irá acontecer no período de 21 a 26 de outubro no Maranhão, e simultaneamente em todo o pais. “A FAPEMA aprovou a ideia e quer contribuir para a divulgação desse trabalho, entendemos que a Semana Nacional é um bom momento para que esse projeto tenha mais visibilidade e novos parceiros”, destacou Noleto.

A FAPEMA doou computadores, placas mãe, HD, mouses, teclados, moldens, entre outros materiais.

DSC 1634O diretor Luiz Gonzaga lembra que, além da instalação do laboratório, a empresa também irá oferecer curso de informática. Os interessados em fazer doações de equipamentos podem ligar para o telefone (98) 8141 2805 ou enviar emails para o endereço connection.et@gmail.com. Mais informações estão disponíveis no site www.connection.ufma.br .

  Categorias: