Fapema é convidada a participar de audiência sobre a Baixada e o Litoral Maranhense

Fapema é convidada a participar de audiência sobre a Baixada e o Litoral Maranhense
junho 10 19:47 2011

Site-1 A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi convidada a participar de quatro audiências públicas, promovidas pela Assembléia Legislativa do Maranhão, que irão discutir o desenvolvimento da Baixada Maranhense e do Litoral Norte do Estado. O convite foi feito à diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, pelo deputado estadual Jota Pinto, durante visita à Fundação nesta sexta-feira, 10.

Durante conversa com Rosane Guerra, o deputado disse que a Fapema tem um papel fundamental nesta ação. “A FAPEMA é um ator importante nesse processo, pois já tem projetos voltados para pesquisa da Baixada Maranhense e eu não poderia deixar de fazer um convite a Fundação, na pessoa da sua gestora, além de conhecer também outros editais. É importante para nós, parlamentares, conhecermos os editais, os programas que estão à disposição para a população do Maranhão”, observou o deputado.

As audiências estão subdivididas em quatro regionais que versarão sobre o desenvolvimento de 34 municípios da Baixada Maranhense. O objetivo da Frente da Baixada Maranhense é mudar os indicadores e desenvolver a região com mais investimentos e revitalização dos campos.

A presidente da Fapema, agradeceu o convite e destacou que a articulação da Frente da Baixada Maranhense vem somar os esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas no interior do estado, a exemplo do edital de Apoio a Projetos de Pesquisa para Formação da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense – REBAX, que encerrou a submissão de proposta no mês passado.

Ela revelou que outro edital será lançado visando atender também a região da Baixada. “O convite foi bastante oportuno, uma vez que já temos o edital voltado para pesquisa na região da baixada e é importante lembrar que esse edital contempla as grandes áreas do conhecimento. E essa iniciativa da Frente Parlamentar vem se somar com a iniciativa prévia da Fundação para fortalecer a região”, destacou Rosane.   “A Frente é um pouco mais ampla que o edital, porque ela tem a região da Baixada e o Litoral Maranhense e temos também a perspectiva de lançar nos próximos meses o edital voltado às pesquisas nas regiões dos Lençóis, na costa de Cururupu, dentre outros municípios”, completou.   Site-2

Programação – A primeira visita da Frente será em Viana no dia 17 de junho, quando será realizada uma audiência pública com a participação dos municípios de Anajatuba, Arari, Cajari, Conceição de Lago Açu, Igarapé do Meio, Monção, Penalva, Pindaré e Vitória do Mearim.

No dia seguinte, 18 de junho, a Frente fará a segunda audiência pública que acontecerá em São João Batista e terá a presença de mais cinco municípios: Cajapió, Matinha, Olinda Nova, São Bento e São Vicente de Férrer.

As duas últimas audiências serão nos dias 08 e 09 de julho, em Pinheiro e Cururupu, respectivamente. Em Pinheiro o debate envolverá os municípios de Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri Mirim, Presidente Sarney e Santa Helena. Já em Cururupu, na última audiência pública, serão oito municípios participantes: Apicun-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

  Categorias: