FAPEMA é destaque do Espaço Tecnologia na 14ª Fecoimp

FAPEMA é destaque do Espaço Tecnologia na 14ª Fecoimp
setembro 18 15:09 2014

FECOIMP 2014Na abertura da 14ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, na noite desta quarta-feira (17), no Centro de Convenções de Imperatriz, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA foi citada como destaque do novo Espaço Tecnologia.

A presidente da Fundação, Rosane Nassar Guerra, esteve entre as autoridades e personalidades presentes na solenidade.

“A FAPEMA participa todos os anos da FECOIMP, mas em 2014 essa parceria se faz ainda mais importante, por conta do Espaço Tecnologia. Estamos divulgando os editais de subvenção econômica, como o Tecnova, e demais editais voltados à Inovação e Empreendedorismo”, disse a presidente.

A abertura contou com a presença do secretário de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão, Maurício Macêdo, representando a governadora Roseana Sarney; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Jairo Almeida; o diretor do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo; o diretor do Senai e IEL, Marco Moura; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o diretor da Fiema, João Neto; e o coordenador geral da Fecoimp, Leonardo Leocádio.

Além das autoridades, a solenidade contou com a presença do ex-capitão da Seleção Brasileira de Vôlei, Carlão, um dos responsáveis pelo primeiro ouro olímpico do país no Vôlei.

O secretário Maurício Macêdo apontou a importância da região para a economia do estado. “Imperatriz é uma cidade estratégica, tem a característica de ser um grande pólo de desenvolvimento. É uma preocupação do Governo do Estado estimular as micro e pequenas empresas. São elas as grandes empresas do Maranhão, pois se desenvolvem a cada dia e proporcionam um número grande de empregos”, ressaltou o secretário.

Macêdo ainda destacou o papel da FAPEMA, e a necessidade de se pensar em inovação com mais afinco. “A inovação deve estar presente em todas as iniciativas como essa, fazer parte dos setores comercial e de serviço. A tecnologia é uma ferramenta de uso para todos os setores. A presença do Governo do Estado, também através da FAPEMA, é muito importante. A Fundação vem crescendo e contribuindo em muito para o desenvolvimento do Maranhão”.

O coordenador da FECOIMP, Leonardo Leocádio, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Jairo Almeida, saudaram a FAPEMA, pela participação constante na Feira, e como destaque do novo Espaço Tec.

“Temos muito orgulho desses 14 anos. Crescemos 10% em número de stands, e queremos crescer em negócios. No Espaço Tec, no piso superior, a novidade desse ano, temos a presença da FAPEMA, um dos destaques nessa expansão da Feira. No primeiro piso continuamos com stands das empresas de vários segmentos, de toda a região, e na parte externa temos o Salão do Automóvel e o Espaço Cultural, promovido pelo Senac”.

Jairo Almeida também falou sobre a renovação da FECOIMP. “Queremos atrair mais estudantes e pesquisadores da área de tecnologia. Ao mesmo tempo atender ao nosso público alvo, os inovadores nas empresas, que precisam de apoio, tanto com produtos físicos como softwares.”

Stand Inovação – FAPEMA

A FAPEMA traz para a FECOIMP o seu stand Inovação, uma mostra dos resultados alcançados com os editais voltados às micro e pequenas empresas, aos inventores e empreendedores do estado.

Um dos editais é o TECNOVA, uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que tem a Fundação como agente gestor dos recursos no Maranhão.

As empresas 3A Locação de Serviços e Inovação Tecnológica e Enova Energia, ambas contempladas pelo edital PAPPE, estão expondo seus produtos financiados com apoio da Fundação.

A 3A apresenta um motor a ar comprimido e um biodigestor celular. Já a ENOVA Energia traz o seu sistema de geração de energia eólica, adequado às baixas velocidades de vento do Maranhão.

FECOIMP 2014.3FECOIMP 2014.2

  Categorias: