FAPEMA e EMAP lançam edital com bolsas de R$4.000 para profissionais de diversas áreas
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), lançaram o edital do Programa de Incentivo à Pesquisa e à Inovação no Porto do Itaqui (FAPEMA/EMAP nº 14/2021). A data limite para submissão online é até o dia 30 de Julho de 2021.
A chamada pública visa apoiar o desenvolvimento do Programa FAROL, inserido no âmbito da linha de ação “Mais Inovação” do Governo do Maranhão. O objetivo principal é promover e apoiar as ações da EMAP, a partir do desenvolvimento de pesquisas e implantação de projetos, com o objetivo de subsidiar a Autoridade Portuária na realização e gestão do Programa FAROL.
Poderão participar deste certame profissionais com graduação concluída entre junho de 2018 a junho de 2021 nos cursos de Administração; Economia; Ciências Contábeis; Jornalismo; Publicidade; Propaganda; Artes Visuais; Design; Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; Engenharia da Computação; Sistemas de Informação; Tecnólogo em Processamento de Dados e em redes de computadores; Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Logística.
O local de atuação se dará na sede da EMAP ou em trabalhos de campo em conjunto com os técnicos da empresa. As atividades dos bolsistas serão orientadas e monitoradas por técnicos da instituição supracitada.
As bolsas, que terão valor de R$4.000, estão distribuídas por área de atuação e terão vigência de 12 meses. Para concorrer, o(a) candidato(a) deverá elaborar um pré-projeto, em consonância com o Plano de Trabalho previsto no edital (veja aqui) propondo uma pesquisa de cunho científico e/ou inovação tecnológica na respectiva área de atuação concorrente. O pré-projeto deverá ter, obrigatoriamente, no máximo 10 (dez) páginas incluindo todas as páginas do arquivo anexado.
Além disso, é necessário que o(a) proponente crie um Pitch Vídeo (produção audiovisual) contendo as seguintes especificações: apresentação pessoal; justificativa pela qual tem interesse em participar do programa; e, a partir da leitura do texto “A história do container” e dos conhecimentos do candidato sobre inovação, deverá ser respondida a pergunta/problema: Qual inovação você acredita que poderia ser disruptiva nas indústrias marítima e portuária? Justificando sua resposta em até, no máximo, três minutos. O vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube e o link enviado no momento da submissão da proposta.
Após essa etapa inicial, a FAPEMA e a EMAP iniciarão a fase II do edital: Análise do Mérito e Relevância do pré-projeto, na qual haverá análise Curricular e do Pitch Vídeo e Entrevista. Por fim, ocorrerá a etapa IV, composta por prova. A prova prática é uma etapa de caráter eliminatório e classificatório.
Dentre as ações a serem implantadas no Programa FAROL estão: produção de banco de soluções para desafios de inovação existentes na EMAP e Poligonal do Porto do Itaqui; fortalecimento da Cultura de Inovação; elaboração do Plano de Gestão de Governança da Inovação; formação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da EMAP; e criação de mapa de melhorias das operações portuárias.
O FAROL é um Programa de Incentivo à Pesquisa e à Inovação no Porto do Itaqui, é parte dos investimentos realizados visando o alcance da missão da EMAP que é consolidar o Porto do Itaqui como o principal porto do Corredor Centro Norte do país, garantindo excelência logística, competitividade, sustentabilidade e inovação, gerando valor para o Maranhão e toda a sociedade.
A divulgação do resultado final do edital será a partir de 01/11/2021.
Sobre a EMAP
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) é uma empresa pública, de caráter jurídico de direito privado, criada em 1998 pelo governo do estado do Maranhão, e sediada no porto do Itaqui, na Baía de São Marcos, em São Luís-MA. A EMAP tem por objetivo social realizar, em harmonia com os planos e programas do governo do estado e governo federal, a administração e exploração comercial de portos e instalações portuárias no estado do Maranhão.
A sua criação proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Norte do Brasil.