FAPEMA e FINEP estudam parceria para lançamento de edital

FAPEMA e FINEP estudam parceria para lançamento de edital
setembro 03 20:29 2009

O analista da área de Pequenas Empresas da FINEP, Richard Corrêa, esteve reunido nesta quarta-feira, 02, com a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, Rosane GuerraDSC03342G, e demais colaboradores da Fundação de Amparo para discutir sobre o lançamento do edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na modalidade subvenção a micro e pequenas empresas – PAPPE SUBVENÇÃO.

 

Com o lançamento desse edital, a Fapema terá R$ 1,4 milhão para beneficiar empresas maranhenses. “O lançamento de novos editais faz parte da nova política do governo Roseana Sarney de valorização dos pesquisadores maranhenses. Estamos seguindo as diretrizes de trabalho definidas pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, com o intuito de melhorar os indicadores técnico-científico do Maranhão”, explicou Rosane Guerra.  

 

A previsão de lançamento do edital é para o final desse mês. “A participação de parceiros junto à FINEP, como a Fapema, será bastante significativa, pois irá trazer maior participação do empresariado local”, afirmou Richard Corrêa.

 

O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, credencia instituições para se tornarem parceiras da FINEP na descentralização operacional da subvenção econômica a micro e pequenas empresas.

 

O PAPPE contempla recursos sob a forma de subvenção econômica, para o desenvolvimento de atividade inovadora de micro e pequenas empresas (MPEs). O apoio financeiro faz parte de um conjunto de mecanismos governamentais para produção de projetos de pesquisas de caráter inovador com ampliação das atividades econômicas das empresas do Estado. Além de trazer para as empresas crescimento nas áreas de pesquisas, geração de desenvolvimento internalizada nas empresas e sustentabilidade financeira.

 

As áreas empresariais a serem contempladas pelos recursos do edital da ordem de R$ 1,4 milhão serão analisadas pela parceira da FINEP no caso, a Fapema. Não haverá restrições na participação de empresas, portanto todas as áreas poderão ser contempladas com os recursos de subvenção. As empresas vão ser contratadas para execução desses projetos para que esses recursos vindos da lei de subvenção econômica possam chegar até as empresas com capacidade de gerar conhecimento científico e tecnológico.

 

DSC03345GNesta primeira etapa da reunião foi acertada uma agenda inicial de trabalhos, revisão do edital de adequação do contrato atual e, principalmente, a revitalização do contato com os parceiros locais, FIEMA, SEBRAE, BNB e a Associação Comercial.

 

  Categorias: