Fapema e FINEP selam parceria em favor da inovação

Fapema e FINEP selam parceria em favor da inovação
outubro 01 21:44 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, sediou nesta quinta-feira, 01, uma reunião técnica para discutir o lançamento do edital do PAPPE SUBVENÇÃO e um Projeto em Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado.

 

DSC03816siteNa reunião estiveram presentes a presidente da Fapema, Rosane Guerra, o secretário da Ciência e Tecnologia do Maranhão – SECTEC, Waldir Maranhão, o secretário adjunto de Tecnologia da Informação e Integração da Secretaria Estadual de Planejamento – SEPLAN, Mário Leonardo, o coordenador do Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) da Região Nordeste, Deuci Castro, e os representantes da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SINC, além da presença imprescindível dos parceiros empresariais da indústria do setor local, como a FIEMA, IEL, SESI/SENAI, SENAC e SEBRAE.

 

Antes de iniciar a reunião, o secretário Waldir Maranhão deu as boas-vindas aos convidados e declarou que esta iniciativa serve para alavancar a pesquisa e o desenvolvimento em todo o Estado, diminuindo, assim, as desigualdades sociais.DSC03801site

 

O primeiro assunto discutido na reunião foi o projeto estruturante da área de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado, que tem como objetivo aproximar a academia do setor produtivo, estimulando micro e pequenas empresas a desenvolver seus projetos por meio da inovação. Outro ponto acordado durante o encontro foi a formação de um grupo sobre este projeto, para debater as propostas do empresariado local e incentivar a produção de novas ideias. O grupo foi formado pelos representantes das instituições industriais que estiveram presentes na reunião.

 

O coordenador do setor de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Tonicley Silva, ressaltou na reunião aspectos pertinentes ao edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na modalidade subvenção a micro e pequenas empresas – PAPPE SUBVENÇÃO, que já está pronto e com previsão de lançamento para o final do mês de outubro. O investimento previsto para financiamento será de até R$ 150 mil por projeto.

 

A Fapema terá com esse edital aproximadamente R$ 1,4 milhão para beneficiar empresas maranhenses. As áreas empresariais a serem contempladas pelos recursos do edital serão analisadas pela parceira da FINEP, neste caso, a Fapema. Não haverá restrições na participação de empresas, portanto, todas as áreas poderão ser contempladas com os recursos da subvenção. As empresas vão ser contratadas para execução desses projetos para que, dessa forma, os recursos oriundos da lei de subvenção econômica possam chegar até as empresas com capacidade de gerar conhecimento científico e tecnológico.DSC03785site

 

O coordenador do Prêmio FINEP ressaltou a importância da financiadora de estudos para o empresariado maranhense. “A inovação para o empresário não é um modismo, mas uma necessidade em tê-la na sua empresa como forma de aumentar a competitividade do mercado”, destacou Deuci Castro.

 

“Sempre tenho procurado destacar que não há desenvolvimento sem inovação. Com essa iniciativa a Fapema cumpre o seu papel ao criar condições para o aumento da taxa de inovação tecnológica nas empresas locais que, infelizmente, ainda é muito baixa. Temos uma academia competente, é preciso ter também um empresariado dinâmico”, finalizou Rosane Guerra.

 

Clique aqui para ver o vídeo.

  Categorias: