FAPEMA e Sebrae promovem Startup Nordeste Maranhão contemplando negócios inovadores

Por Sandra Viana 20 de fevereiro de 2025

Discussões e capacitações sobre temas relevantes para o crescimento de negócios inovadores foram tratados durante o Startup Nordeste Maranhão, evento realizado no Multicenter Sebrae, Cohafuma. Participaram do momento, 80 negócios com viés na inovação, que tiveram a oportunidade de obter conhecimentos para gestão administrativa e financeira. Esta é a segunda edição do programa executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e o Sebrae, com apoio da MOA Ventures.

O programa tem investimentos de R$ 4,8 milhões para incentivar este ecossistema e proporcionar apoio estratégico aos empreendimentos. A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Isaura Modesto, ressaltou o dinamismo desta etapa do programa, para assegurar a aceleração das empresas. “É uma grande oportunidade para o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo do nosso estado e a FAPEMA tem esse compromisso de apoiar iniciativas como essa, que conectam empreendedores, investidores e talentos locais, criando oportunidades reais de desenvolvimento econômico e tecnológico. Juntos, podemos impulsionar o Maranhão para novos patamares de inovação e sucesso, fazendo do nosso estado um polo de referência para startups no Brasil”, enfatizou.

Para a analista de Inovação do Sebrae Nacional, Fernanda de Carvalho, “é um momento decisivo para os empreendimentos que irão à etapa de aceleração e esta firme parceria FAPEMA e Sebrae é uma oportunidade para desenvolver estas startups e promover o desenvolvimento dos negócios inovadores no maranhão”.

O programa Startup Nordeste tem como objetivo promover o desenvolvimento de startups em várias áreas-chave, como Agronegócio, Alimentos e Bebidas, Arquitetura, Artes Cênicas, Design, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Este programa, que almeja inserir negócios inovadores no mercado global de tecnologia e inovação, recebeu um investimento de R$ 4,8 milhões, destinado à implementação de projetos que alavanquem a economia local e respeitem os princípios da conservação e preservação ambiental.“O Startup Nordeste é um programa consolidado de apoio a iniciativas inovadoras no Maranhão. Ele integra empreendedores e negócios e o Governo do Maranhão está investindo e fomentando fortemente o empreendedorismo no estado. Neste evento, as startups terão acesso a ferramentas essenciais para se estabelecerem no mercado e avançarem com seus negócios”, ressaltou gerente da Unidade de Inovação do Sebrae, César Guimarães.

Mentor Financeiro da MOA Ventures, José Carlos Godoy, ressaltou a experiência prática do evento para os empreendedores quanto à aplicação de recursos, auxiliando o empreendedor em situações de risco. O evento também foi uma plataforma valiosa para a seleção de novos bolsistas. Ao todo, 60 participantes foram escolhidos para receber capacitações e Bolsa Sócio Empreendedor, com o objetivo de expandir seus negócios e contribuir para o crescimento do ecossistema empreendedor no Maranhão.

Entre os participantes, Andressa Pereira, representante da Damas Tech, uma empresa que busca capacitar mulheres para o mercado de trabalho e promover sua transição de carreira. Andressa ressaltou que a experiência no Startup Nordeste foi fundamental para o avanço da empresa e a criação de novas oportunidades para mulheres. “Este apoio do Sebrae e da FAPEMA tem sido um pilar para a evolução dos meus negócios. A capacitação adquirida no evento me proporciona o aprendizado necessário para estruturar e financiar minha empresa. É um momento crucial de aprendizado para o futuro.”

Outro exemplo de avanço é a Capiboss, representada por Dayse Silva, que utiliza a gamificação (aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica) com foco em promover o desenvolvimento de jovens entre 18 e 35 anos. Dayse enfatizou o impacto positivo da parceria com a FAPEMA, destacando que o apoio do programa é indispensável para o crescimento de seu negócio. “A experiência está sendo muito proveitosa. A FAPEMA nos proporciona momentos valiosos com mentores e empresários, fundamentais para o nosso desenvolvimento. Somos gratos por todo o suporte oferecido”, afirmou.

O Startup Nordeste Maranhão segue como iniciativa de grande importância para o fortalecimento do empreendedorismo no estado, permitindo que empresas inovadoras se consolidem e expandam suas operações, além de contribuir para a inserção de soluções criativas e sustentáveis no mercado global.

A FAPEMA, em empenho contínuo com instituições como o Sebrae e MOA Ventures, reforça os investimentos robustos com foco em resultados para gear impacto no futuro do Maranhão, ampliar o protagonismo das startups e empresas inovadoras no cenário local e nacional.