FAPEMA e UFMA discutem parceria para “Observação do Eclipse Nordeste”
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, esteve nesta quarta-feira (05), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para visitar o espaço Ilha Ciência, voltado para a observação de astros e fenômenos, para o ensino, pesquisa e extensão tendo como foco a astronomia. Durante a visita foi tratado sobre o projeto ‘Integração Multidisciplinar de Pesquisa no Ensino de Ciências e Astronomia: Observação e Transmissão Online do Eclipse Nordeste’. O evento que vai proporcional aos maranhenses oportunidade de observação do eclipse solar anular com filtros especiais (óculos), acontecerá dia 14 de outubro em São Luís e em Balsas.
O evento de observação do eclipse solar anular, tem como objetivo a divulgação cientifica e a popularização da ciência, com fins ao ensino de Astronomia, pesquisa em Astrofotografia, estimulando público geral para o momento.
“Será um grande e importante evento que integrará a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estamos nos preparando para o momento, considerando a importância que representa para o segmento. São momentos únicos, que devem ser partilhados e que todos devem ter a experiência”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
A proposta do projeto é do professor da UFMA, Antônio Oliveira, que tem vasta e reconhecida atuação no segmento, além de ter obtido apoio a várias de suas pesquisas. O evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 16 a 20 de outubro.
O professor Antônio Oliveira ressalta que, a iniciativa é mais uma oportunidade para levar conhecimento e divulgar a ciência. “Para nós, é sempre uma honra e uma alegria, podermos disseminar a ciência. O mundo está se preparando para um evento celestial inesquecível, que é o eclipse solar anular, que acontece em outubro. Nesta data, os olhares serão direcionados para o céu, enquanto a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, oferecendo um espetáculo visualmente deslumbrante e cheio de mistério. Que todos possam acompanhar esse espetáculo astrofísico”, frisou o professor que estava acompanhado da professora Ivone Lima, secretária regional, eleita, da SBPC.
Para acompanhar o eclipse, haverá ponto de observação no Espaço da Ciência e do Firmamento, que fica na UFMA. No local, haverá ainda, exposições e sessão de planetário. Os cursos e oficinas de Física, Astronomia e Química serão programados para atender as atividades da observação. O mesmo aparato será organizado para a ação que ocorrerá em Balsas. “Queremos estimular uma cultura de observação do céu por meio do ensino de Astronomia”, ressaltou o professor Antônio Oliveira. Ele destaca que a proposta é levar o projeto de observação do eclipse às microrregiões do Maranhão, em especial, as regiões do centro-sul, onde passará o fenômeno.
O Espaço da Ciência e do Firmamento-Planetário é o mais novo espaço da ciência do Brasil, e agrega o ‘Planetário & Teatro Digital’, o ‘Observatório Astronômico’ e salões de para a ciência e tecnologia espacial. É também, um instrumento de cunho didático e cultural com equipamentos 3D, telescópios, oficina de Astronomia, palestras, oficina de foguete, sala de exposições e auditório para eventos.
Texto: Sandra Viana com edição de Elizete Silva
Fotos: Divulgação