Fapema e Vale promovem seminário do Edital Logística e Sociedade

Fapema e Vale promovem seminário do Edital Logística e Sociedade
janeiro 30 10:07 2018

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a empresa Vale, realiza no dia 06 de fevereiro, o Seminário Logística e Sociedade Edital nº 39/2017. O seminário tem como objetivo apresentar os pontos mais relevantes do edital e esclarecer dúvidas dos pesquisadores em relação às linhas de pesquisa da chamada pública. As inscrições para o evento, que acontece das 8h30 às 13h no Casarão Tech Renato Archer, rua da Estrela, 512, Praia Grande, estão abertas no endereço http://www3.fapema.br/eventos/index.php.

Por meio do edital, que tem recursos de R$ 4, 5 milhões, serão selecionados projetos que vão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de Logística e Sociedade, assim como para a aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional. A chamada pública está aberta no site da Fapema – www.fapema.br – até dia 26 de fevereiro.

O edital está pautado nos temas Logística e Sociedade, tendo como subtemas: Automação e avaliação estrutural das ferrovias; Energia e Tecnologias da Informação; Corrosão e patologias estruturais; Segurança operacional; Materiais I e II; Monitoramento de carga e equipamentos em terminais portuários e ferrovias; Meio ambiente e sustentabilidade; Agricultura familiar e extensão rural; Desenvolvimento territorial; Saúde; Educação; e Infraestrutura.

Pretende-se que os projetos aproximem as realidades do setor produtivo e da academia, buscando soluções tecnológicas e científicas que possam ser aplicadas para a melhoria das políticas da empresa e para o desenvolvimento social e econômico do Estado, além de fortalecer os grupos de pesquisa que desenvolvem Ciência, Tecnologia e Inovação no Maranhão.

A assessora de Planejamento da Fapema, Aline Nunes, que está à frente da organização do seminário, juntamente com a equipe da Vale, destacou que o evento é um momento para os pesquisadores conversarem diretamente com representantes da Vale e da Fapema e tirar dúvidas sobre a chamada pública. “É um momento de discutir o objeto de pesquisa proposto pelo pesquisador e o que está proposto no edital dentro dos eixos temáticos”, enfatizou.

Os desafios de pesquisas nas áreas propostas pelo edital são relevantes, tanto para o desenvolvimento tecnológico e industrial da Vale, como para a acumulação   de conhecimento necessário para aplicação em diversos campos da sociedade brasileira.  No ato da inscrição no seminário o participante deve fazer a opção por um dos eixos temáticos: logística, energia e tecnologia da informação, meio ambiente e sociedade.

  Categorias: