Fapema encerra segundo dia de julgamento de propostas para Edital Universal

Fapema encerra segundo dia de julgamento de propostas para Edital Universal
julho 27 21:50 2016

EscolhidaUma comissão de 27 consultores ad hoc concluiu no início da noite dessa quarta-feira, 27, mais um dia de trabalhos referentes à apreciação das propostas enviadas para o Edital Universal (nº 040/2015). A seleção está sendo feita por meio de análises e avaliações comparativas e considera as seguintes etapas: enquadramento (que consiste na pré-análise das propostas apresentadas); avaliação quanto ao mérito técnico-científico; avaliação do currículo do coordenador; avaliação da equipe executora e avaliação pelo comitê de julgamento.

A iniciativa do Edital Universal é do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Ele faz parte da linha de ação Mais Ciência, no âmbito do programa Mais Pesquisa. Tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão. Serão destinados, pelo Governo do Estado do Maranhão, R$ 5 milhões para o apoio das pesquisas aprovadas.

O julgamento das propostas foi iniciado na segunda-feira (25/07) e, desde o início, foi dividido entre três comissões formadas por consultores ad hoc. A metodologia que está sendo adotada é a seguinte. Em um primeiro momento foram distribuídos os projetos em três grupos que reúnem os trabalhos com áreas afins. Esse material foi submetido a um parecer, que é um método técnico-científico em que é feita uma avaliação considerando os critérios previstos no edital. “Após essa avaliação são atribuídas notas a esses projetos, o que é feito por um relator do grupo. Finalizado o processo de elaboração dos pareceres se inicia o processo de relatoria e discussão dos pareceres. Depois disso, os pareceres aprovados pelo grupo são submetidos ao processo de ranqueamento, quando os três subgrupos analisam os resultados e confrontam esse resultado com os recursos disponíveis para o edital”, explica o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

O julgamento do Edital Universal se encerra amanhã, no final da tarde, quando também está prevista a divulgação dos resultados.

  Categorias: