Fapema encerra segundo dia de julgamento de propostas para Edital Universal

Escolhida
Por Ivanildo Santos 27 de julho de 2016

EscolhidaUma comissão de 27 consultores ad hoc concluiu no início da noite dessa quarta-feira, 27, mais um dia de trabalhos referentes à apreciação das propostas enviadas para o Edital Universal (nº 040/2015). A seleção está sendo feita por meio de análises e avaliações comparativas e considera as seguintes etapas: enquadramento (que consiste na pré-análise das propostas apresentadas); avaliação quanto ao mérito técnico-científico; avaliação do currículo do coordenador; avaliação da equipe executora e avaliação pelo comitê de julgamento.

A iniciativa do Edital Universal é do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Ele faz parte da linha de ação Mais Ciência, no âmbito do programa Mais Pesquisa. Tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão. Serão destinados, pelo Governo do Estado do Maranhão, R$ 5 milhões para o apoio das pesquisas aprovadas.

O julgamento das propostas foi iniciado na segunda-feira (25/07) e, desde o início, foi dividido entre três comissões formadas por consultores ad hoc. A metodologia que está sendo adotada é a seguinte. Em um primeiro momento foram distribuídos os projetos em três grupos que reúnem os trabalhos com áreas afins. Esse material foi submetido a um parecer, que é um método técnico-científico em que é feita uma avaliação considerando os critérios previstos no edital. “Após essa avaliação são atribuídas notas a esses projetos, o que é feito por um relator do grupo. Finalizado o processo de elaboração dos pareceres se inicia o processo de relatoria e discussão dos pareceres. Depois disso, os pareceres aprovados pelo grupo são submetidos ao processo de ranqueamento, quando os três subgrupos analisam os resultados e confrontam esse resultado com os recursos disponíveis para o edital”, explica o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

O julgamento do Edital Universal se encerra amanhã, no final da tarde, quando também está prevista a divulgação dos resultados.