Fapema expõe ações em reunião do Conselho Gestor

Fapema expõe ações em reunião do Conselho Gestor
agosto 23 17:35 2010

As ações desenvolvidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) foram tema da VIII Reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo, realizada nesta segunda-feira (23), no Palácio dos Leões.

reuniao-estrategica-IIA reunião do Conselho é um espaço destinado a esclarecimentos, discussões e apresentação das ações realizadas pelos secretários e gestores do Governo do Estado. Acontecem mensalmente com a participação de secretários e gestores estaduais.

Durante apresentação, a presidente da Fapema, Rosane Guerra, falou do papel da fundação que tem como principal objetivo estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.

É também objetivo da Fapema, de acordo com Rosane Guerra, contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia, formando recursos humanos, fomento a pesquisa, incentivando a proteção intelectual e disseminação da cultura de inovação tecnológica. “Além de mostrar as ações da Fapema realizadas ao longo deste ano estamos também apresentado projetos futuros”, explicou. Durante sua apresentação Rosane Guerra informou que, esta semana, sairá na página da Fundação três novos editais, entre os quais o do Prêmio Fapema 2010, que tem como foco a popularização da ciência.

reuniao-estrategicaEla disse que já está aberto na página da Fundação o edital Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia. O objetivo desse edital é apoiar, parcial ou integralmente, a execução de projetos, organização de feiras, mostras científicas e a execução de atividades científicas e tecnológicas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010), que acontece no período de 18 a 24 de outubro.

O secretario de Estado da Educação, Anselmo Raposo, destacou que a Fapema tem um papel fundamental na atração de pesquisadores para o desenvolvimento de ações estratégicas para o estado.  “É um órgão estratégico para o projeto do governo de promover o desenvolvimento do estado”, enfatizou.

Secretários presentes na reunião aproveitaram para falar sobre parcerias que podem ser feitas com a Fapema, a exemplo das que já foram firmadas com as secretarias da Mulher e a de Indústria e Comércio e com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

  Categorias: