Fapema financia pesquisa sobre planejamento e gestão de cidades no Maranhão

Fapema financia pesquisa sobre planejamento e gestão de cidades no Maranhão
janeiro 11 13:24 2017

livro-planejamento-cidadesO Laboratório de Análise Territorial e Estudos Socioeconômicos (Latese) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), acaba de lançar o livro “Planejamento e gestão de cidades no Maranhão: o executivo municipal e o controle do solo urbano”.

Originado de pesquisa e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), o livro tem como objetivo contribuir para o conhecimento e o debate sobre o planejamento e a gestão urbana no Maranhão.

A pesquisa, desenvolvida entre agosto de 2014 e agosto e 2016, analisou a estrutura administrativa do executivo municipal e seus recursos técnicos e procedimentos de organização e controle do uso e ocupação do solo em cidades maranhenses com distintos perfis socioeconômicos, variadas dimensões populacionais e diferentes localizações geográficas.

Durante a pesquisa, foram percorridos 14.000 km em cinco mesorregiões maranhenses. Os pesquisadores visitaram 45 municípios, entrevistaram dois prefeitos, três chefes de gabinete, 45 secretários municipais e 47 técnicos, coletando informações sobre o que pensam e como agem aqueles que estão à frente da gestão e do planejamento urbano de nossas cidades.

Com seus resultados organizados conforme a dimensão populacional das cidades, classificadas em pequenas, médias e grandes, e divididos em quatro temas – Capacidade Técnica, Recursos Técnicos e Financeiros, Legislação Existente e Procedimentos para Aplicação, Participação Social e Transparência Administrativa –, a investigação se apresenta na forma de gráficos e tabelas, com comentários que esclarecem as informações coletadas sobre cada um dos itens pesquisados.

O trabalho contribui para qualificar a gestão do solo urbano no Maranhão, incentivando pesquisas e políticas públicas em favor de melhores cidades para vivermos e trabalharmos.

Acesse o site do IMESC e confira a versão online do livro.

 

 

 

  Categorias: