FAPEMA financia projetos de pesquisa em empresas visando disseminar a cultura de inovação

FAPEMA financia projetos de pesquisa em empresas visando disseminar a cultura de inovação
agosto 22 18:22 2013

FINEP

Nos últimos quatro anos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) tem aumentado o financiamento de projetos nas empresas visando disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo no estado. Este ano, recursos no valor de R$ 4 milhões, na modalidade Subvenção Econômica, serão disponibilizados pelo governo do estado, por meio da Fundação para financiamento de projetos de micro e pequenas empresas, somente em um edital, o Tecnova.

Os recursos são para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem seus diferenciais competitivos. O edital é resultado de parceria entre a FAPEMA e a Agência Brasileira da Inovação (FINEP). “O apoio a micro e pequenas empresas promove o desenvolvimento científico e tecnológico através do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica e empreendedorismo, proporcionando desenvolvimento econômico e social ao Maranhão”, destaca a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Para dar supor a pequenos e micro empresários na elaboração de projetos, a Fundação dispõe de uma Coordenação de Inovação e Empreendedorismo (CIE) que tem o papel de apoiar projetos de pesquisa que tenham aplicação comercial e sustentabilidade financeira, que sejam desenvolvidos nas instituições de ensino com o intuito de levar os mesmos até sua efetiva aplicação por parte das empresas e também fomentar projetos inovadores oriundos das pequenas empresas e empresas de pequeno porte.

A CIE atua apoiando todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do estado do Maranhão sejam elas de nível superior ou médio além de empresas que desenvolvam ou queiram desenvolver atividades de inovação tecnológica, procurando unir pesquisa acadêmica com aplicação comercial, gerando inovação e objetivando a melhoria dos indicadores econômicos e sociais do Maranhão. “Além disso o CIE desenvolve também várias atividades em benefício do nosso estado, como a realização de eventos voltados a disseminação da cultura de inovação, elaboração de projetos para apoiar a proteção intelectual, implantação dos Núcleos de Inovação Tecnológica e Incubadoras de Empresas nas e Empresas Juniores nas Instituições de Ciência e Tecnológica – ICTs”, explica a coordena de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA, Hallyne Davinck Mesquita Moreira.

  Categorias: