FAPEMA firma convênio com o IFMA para produção de conteúdos de curso on-line para capacitação de professores em inglês

FAPEMA firma convênio com o IFMA para produção de conteúdos de curso  on-line para capacitação de professores em inglês
agosto 28 14:14 2020

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, e o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão Ferreira, assinaram nesta quinta-feira (27) convênio para produção de conteúdo de curso on-line para capacitação de professores em inglês. A ação tem o objetivo de preparar professores para participar do edital Professor Cidadão do Mundo, que deve ser lançado no próximo ano. Uma das exigências do edital é que o professor tenha proficiência na língua. Também participaram do evento a pró-reitora de Pós-Graduação e Inovação, Natilene Mesquita Brito, e o diretor-geral do Campus Araioses, Raimundo Pinho Gondinho, ambos do IFMA.

André Santos destacou que por meio do edital os professores poderão participar de intercâmbio em instituições de ensino da Finlândia e Portugal onde irão aprimorar os conhecimentos no uso de tecnologias digitais, a exemplo da robótica e tecnologia na educação para qualificar o ambiente de aprendizagem. “Este convênio é o primeiro passo para o edital que deveria ter sido lançado neste ano mas por conta da pandemia da Covid-19 não foi possível executarmos”, disse André Santos. Ele acrescentou que podem participar da capacitação professores da rede estadual ou de instituições públicas de ensino.

Caberá ao IFMA lançar a chamada pública para seleção dos professores que participarão da capacitação. Serão contemplados professores de todas as regiões do Maranhão. O reitor do Instituto, Roberto Brandão, destacou que o convênio mostra a preocupação do Governo do Estado para que todos tenham espaço garantidos na conquista da qualificação. “Quando a gente abre uma qualificação de cunho internacional, adotamos uma linha de proporcionar o acesso à tecnologia e ao conhecimento que outros países pretendem compartilhar conosco. E para chega ao cenário internacional, os professores precisam ter o domínio do idioma. Então a FAPEMA e o IFMA firmam essa pareceria pensado em todas as instituições do Estado”, afirmou Brandão.

O resultado da inciativa serão professores mais qualificados e a melhoria do processo de ensino-aprendizado. A pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação e Inovação do IFMA, Natilene Mesquista Brito acrescentou que o reflexo será não somente na área de ensino, mas em todas às áreas. “O intercâmbio e a convivência em uma instituição internacional acaba refletindo nos projetos que eles vão desenvolver. E hoje, com a pandemia, ficou muito claro que a palavra é cooperação e compartilhamento. A ida dos professores trará muito ganho para a instituição”, enfatizou.

 

Texto: Elizete Silva

Fotos: Odinei de Jeus

  Categorias: