FAPEMA firma convênio com UEMA e SAGRIMA para de bolsas de estágio na área de Ciências Agrárias

FAPEMA firma convênio com UEMA e SAGRIMA para de bolsas de estágio na área de Ciências Agrárias
maio 14 19:09 2021

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales e o secretário titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Sérgio Delmiro, assinaram, na manhã desta sexta-feira (14), convênio interinstitucional de cooperação técnica e financeira.

Com o objetivo de conceder 20 (vinte) bolsas de estágio no valor de R$ 1.200,00 reais para incentivar a área de Ciências Agrárias da UEMA, o recurso beneficiará acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia de Pesca e Zootecnia para que atuem na Sagrima.

Para o pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da Uema, Paulo Catunda, é muito importante celebrar este convênio interinstitucional e acredita que esse acordo terá resultado satisfatório. “A Fapema com uma capilaridade incrível ajudando a gente. A Sagrima disponibilizando a estrutura para que os alunos da Uema possam trabalhar. A chance de ter sucesso é muito grande com a junção do órgão de fomento do estado com a secretaria de agricultura e a universidade. Profissionalmente, para os alunos e em relação ao incentivo que o Estado dá e que os órgãos dão para que eles tenham uma formação melhor e sejam excelentes profissionais”, destacou.

André Santos vê a Fapema como um importante elo entre os órgãos estaduais que busca ouvir os anseios da academia e da sociedade e, neste sentido investe no desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. “A Fapema é um vetor entre a necessidade da Sagrima com sua atuação na área de agro, pesca e a da Uema com a oportunidade de ter seus alunos estagiando. Deste modo, contribuiremos para o desenvolvimento do Estado, formando pessoas mais capacitadas e que com experiência atuarão no mercado de trabalho”, pontuou.

“Estamos num dia muito importante para nossa instituição porque a partir deste convênio, nossos alunos irão atuar dentro da Secretaria junto aos pequenos produtos que mais necessitam de apoio técnico para suas ações, culturas e consequente o aumento de renda. Ganha a sociedade, todas as instituições unidas e principalmente o aluno que vai ter renda, conhecimento técnico e inserção no mercado de trabalho. A Fapema direcionada pelo Governador Flávio Dino abraçou essa causa com tantas outras ações importantes para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou Walter Canales.

“A gente espera que a parceria consiga promover o desenvolvimento do segmento agro no estado. Possibilitaremos por meio deste convênio o acesso dos alunos de Ciências Agrárias da Universidade a linha de trabalho que nos temos hoje voltada para a agricultura no setor público. Todos estarão sendo orientados pelos nossos técnicos e também terão contato com o mercado de trabalho no seu último ano de curso. Importante para formação do aluno, para a universidade e para o serviço público que consegue está inserindo novos profissionais, voltado para este segmento de ação da agricultura e agropecuária mais com vertente para as políticas públicas. Hoje temos importantes parceiros como a Uema e a Fapema que fará toda a parte de seleção desenvolvendo um ótimo trabalho e os alunos terão também excelentes oportunidades de estágios”, avaliou Sérgio Delmiro.

Participaram, ainda, do ato de formalização do convênio, a secretária adjunta de relações institucionais da Sagrima, Rosany Aranha, a pró-reitora adjunta de graduação da Uema, Fabíola Santana e representando a Diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Uema, Ana Maria Araújo, o Assistente do CCA, Nordman Wall.

  Categorias: