Fapema homenageia mestres, doutores e destaca investimento estadual de R$ 13 milhões este ano na qualificação

Por Laércio Marques 14 de novembro de 2023

O Governo do Estado está impulsionando o desenvolvimento do Maranhão com forte investimento da pesquisa. Somente na formação de novos mestres e doutores foram investidos este ano mais de R$ 13 milhões, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Nesta terça-feira, 14, a fundação promoveu a cerimônia de diplomação de mérito científico para homenagear os mais de 70 mestres e doutores que concluíram pós-graduação com bolsa Fapema. O evento foi aberto pelo presidente da instituição, Nordman Wall, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

A contribuição desses novos mestres e doutores é particularmente vital em setores estratégicos para o Maranhão. Na área da saúde, suas pesquisas podem abrir caminho para avanços significativos em tratamentos, diagnósticos e políticas de saúde pública. Na produção agrícola, os conhecimentos especializados somam para impulsionar a inovação, aumentando a eficiência e sustentabilidade do setor. Na educação, eles se tornam mentores e inspiração para as gerações futuras de acadêmicos, criando um ciclo virtuoso de aprendizado e progresso.

É o caso da pesquisa do doutor em biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal, Mizael Araújo. Em seu projeto de pesquisa ele desenvolveu ‘Receptor trpc5 como potencial alvo farmacológico no tratamento da síndrome metabólica e comorbidades’. Ele explica que a ferramenta pode ajudar a entender a síndrome metabólica, que está ligada a doenças como obesidade, diabetes tipo 2, ansiedade e depressão. Ao receber o diploma ele destacou que  a educação tem papel transformador na vida do cidadão, pois, é através do conhecimento que se alcança vitórias. “E mudou a minha vida. Hoje, sou professor da pós-graduação, graças ao apoio da Fapema, que foi imprescindível para minha formação e para o crescimento da pesquisa no Maranhão”, ressaltou Mizael Araújo.

Entre as teses de doutorado e dissertações de mestrado estão ainda diversas pesquisas nas áreas de biotecnologia, ciência animal, biodiversidade, geografia, agroecologia, agricultura, meio ambiente, saúde, química, educação física, história, filosofia, letras, direito, comunicação, design, engenharia de materiais, tecnologia e odontologia-odontopediatria.

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão no evento, parabenizou “a gestão da Fapema e aos novos mestres e doutores, pela coragem e determinação de se aprofundar no conhecimento, pois, é por esse caminho que conseguimos acompanhar o dinamismo do desenvolvimento e manter viva a ciência no Maranhão e nesse sentido, o governador Carlos Brandão é um grande estimulador deste avanço, garantindo os devidos investimentos para impulso ao setor e para que tenhamos mais pesquisadores maranhenses conquistando espaços”.

“Esta solenidade representa o caminho de êxito traçado nas jornadas de cada um dos novos mestres e doutores. É um testemunho tangível do comprometimento do governo estadual com a promoção da educação avançada e da pesquisa científica no estado. Trajetórias moldadas por muita dedicação e pesquisa intensiva, agora se concretizam com a especialização em suas respectivas áreas. O apoio da Fapema não apenas possibilitou o acesso a oportunidades educacionais, mas também vai impulsionar áreas de grande impacto social no Maranhão, como saúde, produção agrícola e educação”, frisou o presidente da Fapema, Nordman Wall.  A Fapema conta, atualmente, com 484 bolsas de mestrado e doutorado vigentes. Esses números serão acrescidos de mais 34 bolsas de doutorado, de edital, que está em fase de contratação.

A formação desses pesquisadores, segundo o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Saulo Lima, no ato, representando a titular da pasta, Natássia Weba, é o alicerce sobre o qual se constrói as bases para um Maranhão próspero. “Esses profissionais não apenas são agentes de mudança em suas áreas específicas, mas também se tornam catalisadores para o desenvolvimento social como um todo. A Fapema está comprometida em ser uma força motriz por trás dessas transformações, capacitando mentes brilhantes e fornecendo os recursos necessários para que alcancem seu potencial máximo”, reforçou Saulo Lima.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales, ressaltou a importância dessas formações avançadas no contexto social, destacando o papel transformador da educação no desenvolvimento do Maranhão, salientando que investir em mestres e doutores é investir no futuro do estado.

Bruna Feitosa Serra de Araújo, que conclui mestrado pelo em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, pela Uema, foi oradora no evento representando a turma de novos mestres e doutores. “Fico muito honrada em representar essa seleta turma de pós-graduados. Para nós, bolsistas, é a oportunidade para avançarmos nas nossas pesquisas, que eu costumo dizer é a atividade nuclear da ciência. E a bolsa da Fapema nos permite atuar extra muros da universidade e concretizar estes trabalhos que refletem para a sociedade maranhense. Sou muito agradecida à fundação”, enfatizou.

O evento reuniu representantes da comunidade acadêmica, secretários de estado e presidentes de órgãos, entre outras autoridades. Também estiveram presentes o diretor científico, Cristiano Capovilla, que falou sobre os investimentos do governo na formação de mão de obra de alto nível; a chefe da assessoria de planejamento, Adriana Carvalho; e o diretor Financeiro da Fapema, Arnodson Campelo; e demais autoridades acadêmicas.