Fapema incentiva mobilidade internacional com bolsas para pesquisadores maranhenses

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) oferece oportunidade a pesquisadores maranhenses, na chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025. O edital, lançado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), oferta bolsas de estudo em universidades italianas. O objetivo é estimular a cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Itália, assegurando doutorado e pós-doutorado aos pesquisadores brasileiros.
A Fapema é uma das fundações de amparo do país participantes dessa chamada. O edital completo pode ser acessado no site do Confap e as inscrições vão até 25 de abril
Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, a participação no edital representa uma excelente oportunidade para ampliar as possibilidades de intercâmbio científico e tecnológico, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no Maranhão. “Esta chamada é uma grande oportunidade para nossos pesquisadores do Maranhão ampliarem suas experiências e colaborações internacionais. Um reforço do compromisso do Governo do Maranhão com a internacionalização da pesquisa, alinhado às metas de promoção de ciência e da inovação, incentivando o aumento destas produções e estreitando relações com centros de excelência internacional”, pontua.
A chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025 se destaca pela abrangência e potencial de impacto positivo na formação de pesquisadores e no fortalecimento da pesquisa científica no Maranhão. A mobilidade internacional facilita a troca de conhecimentos, o que pode contribuir para a implementação de soluções inovadoras em diversas áreas, como saúde, tecnologia, agricultura e meio ambiente. São temas considerados de grande relevância para o desenvolvimento do estado e do país.
“A parceria com universidades da Itália oferece a chance de compartilhar conhecimento, acessar novas tecnologias e criar redes de pesquisa que podem trazer resultados importantes para o nosso estado”, reafirma Nordman Wall.
As universidades italianas participantes da chamada MCI incluem instituições de renome, como a Universidade de Bolonha, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa, e o Politécnico de Milão, referência mundial em tecnologia e engenharia. As oportunidades oferecidas são uma excelente chance para os pesquisadores maranhenses ampliarem suas redes de colaboração científica, adquirirem novas habilidades e contribuírem para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.
A chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025 é mais uma ação estratégica que coloca o Maranhão no cenário global da ciência e tecnologia. Com o apoio da Fapema, pesquisadores maranhenses têm agora a oportunidade de estreitar laços com importantes centros de pesquisa da Itália, promovendo o avanço da ciência e a troca de conhecimentos que beneficiarão a pesquisa científica e o desenvolvimento do estado.
Inscrições
Pesquisadores maranhenses, vinculados a universidades e instituições de pesquisa no estado, estão aptos a participar. Eles terão oportunidades de obter bolsas de estudo para desenvolver projetos em renomadas universidades italianas, como a Universidade de Bolonha, Universidade de Pádua, Politécnico de Milão, e muitas outras.
A inscrição deve incluir uma carta de apoio assinada pelo orientador na Itália e os currículos do pesquisador proponente e do supervisor italiano. As FAPs participantes, incluindo a Fapema, podem ter requisitos específicos de elegibilidade, por isso é fundamental que os candidatos consultem as orientações de cada fundação.
Pesquisadores interessados podem acessar a página do programa MCI e as oportunidades de pesquisa nas universidades italianas, disponíveis no site oficial. Além disso, as dúvidas gerais podem ser esclarecidas pelo e-mail internacional.confap@gmail.com.