Fapema irá indicar quatro pesquisadores para Prêmio Fundação Bunge 2015

Fapema irá indicar quatro pesquisadores para Prêmio Fundação Bunge 2015
abril 29 12:52 2015

0premio-bunge2015A Fundação Bunge realiza desde 1955 o Prêmio Fundação Bunge, contemplando personalidades que se destacam em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes. Criado para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenageando o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimulando novos talentos, em 2015 a premiação comemora 60 anos fomentando a produção intelectual e a disseminação do conhecimento.

Para este ano, o Prêmio elegeu as áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde como foco de sua premiação. Serão contemplados trabalhos relacionados aos temas “Recuperação de solos degradados para agricultura” e “Saneamento básico e manejo de água”.

Em Recuperação de solos degradados para agricultura serão contemplados profissionais que dedicaram Vida e Obra ou desenvolvem projetos que contribuem para a expansão do agronegócio de forma sustentável, conservando mais e desmatando menos. Já em Saneamento básico e manejo de água serão contemplados os pesquisadores que, assim como a Fundação Bunge, se preocupam em trazer um assunto tão importante para o centro do debate no país.

São contemplados quatro profissionais por ano: dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude, que premia jovens talentos de até 35 anos. Os contemplados de cada área recebem R$ 150 mil e R$ 60 mil, respectivamente, além de medalhas de ouro e prata e diplomas.

Como funciona o Prêmio

Para concorrer ao Prêmio Fundação Bunge, os candidatos deverão ser indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas.

A partir das indicações, as Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada área de premiação, escolhem o homenageado na categoria Juventude e selecionam os pesquisadores que deverão concorrer na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri.

O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria “Vida e Obra”. O resultado será divulgado no dia 24 de julho.

Indicações

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) irá indicar quatro candidatos para o Prêmio Fundação Bunge, nas áreas da premiação, “Recuperação de solos degradados para agricultura” e “Saneamento básico e manejo de água”. Serão indicados dois candidatos para a categoria Vida e Obra e mais dois para a categoria Juventude.

Para os interessados em participar da premiação, a Fapema irá receber as inscrições por meio do sistema de eventos e, após a análise do currículo e do projeto do candidato, deverá fazer as indicações. As submissões deverão ser feitas até o dia 20 de maio e no ato da inscrição o candidato deverá escolher a área e a categoria no qual pretende concorrer. 

O resultado com os nomes dos indicados deverá ser divulgado no site da Fapema no dia 29 de maio.

Para acessar o regulamento completo, clique aqui.

  Categorias: