Fapema já financiou 140 títulos por meio do Edital APUB Livros

Fapema já financiou 140 títulos por meio do Edital APUB Livros
agosto 05 13:51 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), através do edital de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálagos (APUB Livros), que fomenta a divulgação técnico-científica, já financiou a publicação de cerca de 140 títulos de pesquisas com trânsito por todas as áreas de conhecimento. Com foco no incentivo à divulgação científica, o APUB, visa provocar a pesquisa por novidades de cunho relevante, com novas linhas de análises e que difundam conhecimentos e, acima de tudo, contribuam para a construção de saberes dentro da sociedade. Somente no primeiro semestre de 2015 já foram publicados oito livros que correspondem ao penúltimo edital APUB Livros 2014.

DSC 0231Dentre títulos publicados em 2015 com apoio da fundação, está o livro Janelas do tempo, do autor Sanatiel Pereira. Trata-se de uma reunião de quarenta crônicas que relatam os acontecimentos atuais sob a ótica e crítica particular do autor. Além do livro de crônicas, a organizadora do livro Um caso de polícia! Pajelança e religiões afro-brasileiras no Maranhão, Mundicarmo Ferretti, viajou no tempo entre os anos de 1876 a 1977, através de recortes de jornais e artigos de pesquisadores, observou como as diferenças religiosas são expostas aos mais diversos tipo de violência.

Ainda foram publicados mais seis livros: Perfis de cultura popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense; Vivendo Teatrodança: investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade; Reconhecimento e desconsideração: a regularização fundiária dos territórios; O Maranhão oitocentista; Ao público sincero e imparcial: imprensa e independência na província no Maranhão (1821-1826); e As políticas para a educação de jovens e adultos nos governos Lula. Vale ressaltar para conhecimento que de todos os livros divulgados e publicados, fruto de financiamento pela fundação, existe um percentual, previsto em edital, destinado à doação para instituições de ensino e pesquisa.

APUB 2015

A edição do edital APUB livros, coletâneas e catálogos de 2015 já está disponível e têm data de submissão eletrônica de projetos até o dia 31 de agosto. Cada proposta ao edital APUB Livros poderá ter o valor máximo de R$ 30.000,00. Saiba como submeter seu projeto acessando “Editais abertos”. A divulgação do resultado ocorre a partir do dia 15 de outubro e estará disponível no site da Fapema (www3.fapema.br).

  Categorias: