Nota de Pesar: FAPEMA lamenta morte da médica, professora e pesquisadora, Luciane Brito

Luciane Brito foi consultora Ad hoc e Bolsista de Produtividade da FAPEMA, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de pesquisas no Estado do Maranhão.

Nota de Pesar: FAPEMA lamenta morte da médica, professora e pesquisadora, Luciane Brito
fevereiro 11 11:04 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhã (FAPEMA) lamenta profundamente o falecimento da médica, professora e pesquisadora Luciane Maria Oliveira Brito, vítima da Covid-19, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

A professora doutora Luciane Maria Oliveira Brito foi a primeira doutora em Ginecologia do Maranhão e desenvolveu um trabalho brilhante à frente do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão (BTMA), do qual foi fundadora e que atualmente coordenava. Além disso, era Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ressaltamos a grande parceria da pesquisadora em várias ações da instituição, bem como sua participação em editais como consultora Ad hoc e Bolsista de Produtividade da FAPEMA, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de pesquisas no Estado do Maranhão onde atuava em ginecologia e mastologia, com destaque nas patologias ginecológicas associadas ao envelhecimento, bem como no estudo do câncer, em particular as neoplasias induzidas pelo HPV.

Em 2019, a professora Luciane Brito foi uma das ganhadoras do Prêmio FAPEMA Terezinha Rêgo – na categoria Pesquisador Sênior – Ciências da Saúde e em 2020 foi uma das pesquisadoras que concorreram no Homenageados Prêmio Fapema pela mesma categoria, na edição especial realizada pela Fundação.

Neste momento de dor e tristeza, a FAPEMA externa sentimento de solidariedade a familiares e amigos, rogando a Deus que a receba em sua morada e conforte o coração de todos transformando a dor e saudade em fé e esperança.

No fim do ano passado, Luciane Brito conversou com a equipe de Comunicação e nos contou sua emocionante trajetória de vida. Confira: https://youtu.be/3hcUNztL1Z8

  Categorias: