FAPEMA lança a terceira edição de seu livro “Pesquisadores do Maranhão” na 65ª SBPC

FAPEMA lança a terceira edição de seu livro “Pesquisadores do Maranhão” na 65ª SBPC
julho 24 17:49 2013

DSC 2047

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou na tarde de terça-feira (23) em Recife, durante a 65ª Reunião Anual da SBPC, a terceira edição do livro Pesquisadores do Maranhão. O lançamento, que contou com as presenças da diretora presidente da fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra e do secretário de estado da Ciência e Tecnologia (SECTEC), José Costa, atraiu um grande número de pessoas interessadas em conhecer o que o Maranhão está produzindo na área de Ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O secretário José Costa destacou a participação do governo na SBPC e disse que este é um espaço importante para novos contatos, para conhecer projetos da outras instituições e mostrar o que é produzido no Maranhão. “É isto que estamos fazendo aqui com o lançamento de livros, apresentação de material de divulgação das ações na área de CT&I e também em outras áreas como turismo, cultura e indústria e comércio; além do apoio do governo, por meio da FAPEMA, a alunos que estão participando do evento”, disse o secretário.

Divulgação científica – O livro Pesquisadores do Maranhão, organizado pelo Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, chega a sua terceira edição mantendo o objetivo de divulgar os principais projetos desenvolvidos no Estado. A proposta do livro é disponibilizar informações que permitam identificar pesquisadores atuantes no Maranhão e ainda fortalecer dados sobre a aplicação dos recursos em projetos de pesquisa nas mais diversas áreas.

No livro estão o 265 resumos relativos aos projetos aprovados nos editais FAPEMA de maior abrangência, são eles: Edital Universal, Apoio a Publicação (APUB), Apoio a Núcleos de Excelência no Estado do Maranhão (PRONEX), Apoio a Projetos de Extensão (AEX), Programa Primeiros Projetos (PPP) e Programa Maranhão Faz Ciência (Prociência), na perspectiva de compartilhar informações referenciais sobre quem é quem na ciência do Maranhão.

Ao tornar público resumos de parte dos projetos de pesquisa em execução, a FAPEMA espera ampliar a necessária interação entre os vários setores da sociedade, sempre tendo como foco o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, econômica e social, partindo da premissa que investimentos constantes e crescentes em ciência, tecnologia e inovação, são propulsores de crescimento econômico e social.

  Categorias: