Fapema lança dez editais e novo portal

Fapema lança dez editais e novo portal
julho 27 20:17 2009

Em evento inédito no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou, na manhã desta segunda-feira (27), três ferramentas de grande auxílio para a comunidade científica e público em geral: o novo portal da fundação, o edital do Prêmio Fapema 2009 e nove editais de fomento às pesquisas locais.

 

O lançamento aconteceu no Salão de Reunião do Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença dos secretários de Ciência e Tecnologia do Estado, Waldir Maranhão; de Meio Ambiente, Washington Rio Branco; de Desenvolvimento Agropecuário (Sedagro), Conceição Andrade; de Cultura, Luís Henrique Bulcão; e da Secretaria da Mulher, Catarina Barcelar, além do reitor da Uema, José Augusto Oliveira; do vice-reitor da Ufma, Antônio José Oliveira e representantes do Ifma, Uniceuma e demais instituições ligadas ao ensino e pesquisa. O chefe da Civil, secretário João Abreu, representou a governadora Roseana Sarney na cerimônia que foi presidida pela diretora-presidente da Fapema, Dra. Rosane Guerra.

 lanamento1

Primeira a falar, Rosane Guerra agradeceu a presença das autoridades e pesquisadores e lembrou que a Governadora Roseana Sarney e o vice-governador João Alberto haviam pedido, desde sua posse em abril, que trabalhasse no sentido de melhorar os indicadores de ciência e tecnologia do Maranhão. “Nesses três meses à frente da Fapema, busquei consolidar as parcerias que já existiam e firmar novas parcerias em esfera federal, estadual e municipal”, informou a presidente da fundação.

 

Rosane Guerra ressaltou, ainda, que quatro dos dez editais divulgados nesta segunda-feira são lançados pela primeira vez no Estado. “Isso mostra o empenho do Governo do Maranhão em fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico local”, destacou.

 

Por sua vez, o secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, afirmou que a iniciativa da Fapema transcendia o espaço e o tempo e complementou: “Esse ato marca uma nova possibilidade de mudança no mundo do conhecimento, fruto desse novo momento em que vive o nosso Estado”, discursou o secretário.

 

Já o chefe da Casa Civil, João Abreu, aproveitou a ocasião para elogiar o desempenho do secretário Waldir Maranhão e da Professora. Rosane Guerra à frente de seus órgãos e do trabalho em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Ele lembrou ainda de como a Fapema e a Sectec terão papel fundamental na capacitação de mão-de-obra para a Refinaria Premium I, da Petrobrás.

 

 

Lançamentos

 

O Prêmio Fapema 2009 foi lançado pela presidente da Fundação e apresentado por um vídeo explicativo sobre a premiação. Em sua 5ª edição, terá como tema “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”, como forma de estimular ações e discussões sobre este grande projeto a ser implantado em Bacabeira.  

lanamento2 

O Prêmio é destinado a estudantes do ensino fundamental, médio, graduados, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais. Ele está dividido em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

 

Além do edital do Prêmio Fapema, os outros programas lançados são: o: Edital Universal de Apoio a Projetos de Pesquisa; auxílios a Editoração, Publicação de Artigos e Manutenção e Conserto de Equipamentos; Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), Pronex, PPSUS, Bolsa de Iniciação Científica Júnior e Bolsa de Apoio Técnico.

 

Novo Portal Fapema

 

Mais ágil e fácil de navegar. É assim que está o novo portal da Fapema que pode ser acessado no mesmo endereço www3.fapema.br. Repleto de informações sobre pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado e do Brasil, o novo site disponibiliza links com agenda de eventos e seções de fotos e vídeos em destaque, além de oferecer diversos serviços on-line, como o lançamento de editais, resultados de bolsas e auxílios, entre outros. O portal foi reestruturado com o intuito de dinamizar o acesso às informações e é o espaço certo para a comunidade científico-acadêmica e a sociedade civil se informar acerca das novidades sobre o mundo da ciência e tecnologia.

  Categorias: