Fapema lança dia (05) Revista Inovação com pesquisas e ações voltadas para primeira infância

agosto 31 15:23 2017

 inovacao2A 31ª edição da Revista Inovação, uma publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), traz em suas 56 páginas matérias especiais sobre a primeira infância. A revista, que será lançada no próximo dia 05, às 18h30, na sede do órgão – Rua Perdizes, nº 05, Qd 37, Jardim Renascença – tem como matéria de capa pesquisa sobre a síndrome congênita do vírus zika coordenada pelo professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão, Antônio Augusto Moura da Silva.

O lançamento contará com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira e de representantes das Instituições de Ensino Superior, bem como professores, pesquisadores. A publicação faz parte da participação da Fapema no Projeto de Mobilização Social pela Primeira Infância da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que prevê ações conjuntas e estratégias, envolvendo as áreas da educação, saúde, cultura e assistência social.

Alex Oliveira destacou que as matérias apontam como as pesquisas do Estado estão cuidando das crianças maranhenses em vários aspectos e dimensões em relação à saúde, educação e ao atendimento e monitoramento do desenvolvimento infantil. “O destaque especial é o Projeto Ninar, associado a diversas pesquisas também desenvolvidas no Maranhão. A Casa de Apoio Ninar, criada pelo Governo do Estado e inaugurada pelo governador Flávio Dino em julho deste ano, é um exemplo para o Brasil por ofertar um serviço de assistência às crianças com microcefalia”, observou Alex Oliveira.

Outro destaque da revista é a entrevista com o pesquisador e membro da Academia Nacional de Farmácia, Raimundo Antônio Gomes Oliveira, que é também responsável pelo Serviço de Imunofenotipagem do Laboratório do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da UFMA. A matéria fala sobre a busca de diagnósticos mais precisos em casos de leucemias infantis. Entre as matérias está ainda a pesquisa “Universo literário infantil no computador”, projeto “Livros digitais, sistemas hipermidiáticos e partilha literária para leitores infantis”, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Design e o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal. O trabalho foi financiado pela Fapema.

A pesquisa é uma continuação da investigação “Informação e Comunicação em Plataformas Digitais”, da professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Pós-Graduação em Design da UFMA, Cássia Furtado, iniciada por ocasião do doutorado e realizada na Universidade de Aveiro, em Portugal.
NOVIDADE

A partir desta edição a revista amplia a participação dos pesquisadores com a criação de duas novas colunas: Foto Síntese e Sábias Palavras. A primeira permite que professores-pesquisadores divulguem imagens de seus trabalhos. A segunda é um espaço reservado para artigos opinativos. As demais colunas são escritas pela equipe de jornalistas do Núcleo de Divulgação Científica da Fapema (NDC), que tem como papel divulgar o conhecimento produzido no Maranhão com vistas à popularização da ciência.

  Categorias: