Fapema lança dois editais de Cooperação Internacional em parceria com o Fundo Newton

As chamadas contemplam a seleção de instituições de ensino para sediar cursos presenciais e apoiam a organização de workshops científicos

Fapema lança dois editais de Cooperação Internacional em parceria com o Fundo Newton
maio 21 15:35 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com a utilização de recursos do Fundo Newton no Brasil, lançou na última sexta-feira (18), dois editais de adesão a chamadas voltadas à Cooperação Internacional, frutos de parceria entre Fundo Newton, British Council e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

O primeiro é o Edital nº 22/2018 do programa Researcher Links, que tem como objetivo apoiar a organização de workshops científicos realizados em parceria entre pesquisadores brasileiros e britânicos. Os workshops devem servir como plataformas para a colaboração entre esses cientistas e vão ser realizados entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de janeiro de 2020 (www.fapema.br/index.php/edital-fapema-no-222018-confap-fundo-newton-researcher-links-workshops-20182019/). A Fapema fará investimento de até 110 mil para um workshop. As inscrições devem ser realizadas também pela plataforma do British Council, através do endereço (www.britishcouncil.org.br) e se encerram no dia 08 de junho. A plataforma também permite localizar pesquisadores e instituições no Reino Unido para firmar as parcerias necessárias para participar do edital.

Já o Edital nº 23/2018 do programa Researcher Connect tem por finalidade selecionar instituições de ensino superior nos estados participantes para sediar cursos presenciais, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Os cursos deverão ser realizados em inglês, entre 6 de agosto de 2018 e 15 de março de 2019 (https://www.fapema.br/index.php/edital-fapema/). Cada instituição poderá ser contemplada com um único curso por ano. A Fapema disponibilizará R$ 12.500,00 para a realização de uma edição do curso, com igual contrapartida pelo British Council/Fundo Newton. As inscrições também devem ser feitas por meio da plataforma do British Council, e se encerram no dia 03 de junho.

  Categorias: