FAPEMA lança editais BIC/Júnior, BATI e Estágio

FAPEMA lança editais BIC/Júnior, BATI e Estágio
março 05 21:36 2013

 

editais 2013A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA, abriu três novos editais: O Edital de Apoio à Participação em Estágios de Curta Duração no Brasil- Estágio; Edital de Concessão de Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica- BATI e o Edital Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior-BIC /JR.

O primeiro deles tem como objetivo incentivar a participação de alunos, vinculados às instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas e privadas, localizadas no Maranhão, em estágios de curta duração no Brasil, como forma de aperfeiçoar o nível de qualificação acadêmica. Serão alocados recursos financeiros não reembolsáveis, limitados ao valor de R$ 400 mil definidos na programação orçamentária e financeira da FAPEMA. O prazo final para entrega da proposta eletrônica é dia 25 março.

O Segundo Edital de Concessão de Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica-BATI, tem como objetivo apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, financiados com recursos públicos, por meio da concessão de Bolsas de Apoio Técnico. O Edital é destinado a pesquisadores do título de Doutor, que sejam coordenadores de projetos de pesquisa científica, tecnológicas ou inovação, vigentes, aprovados e financiados por órgãos ou entidades públicas de fomento, e que mantenham vínculo empregatício com instituições públicas de ensino superior ou de pesquisa sediada no Maranhão .

O prazo para submissão eletrônica das propostas para esta chamada pública encerra no dia 01 de abril. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos também do orçamento da fundação no valor R$ 800 mil correspondendo a 41 bolsas de nível médio e 40 bolsas de nível superior, pelo prazo de 12 meses, improrrogáveis, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da FAPEMA.

Já o Edital de Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior-BIC/JR, tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante participação em atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação. Os interessados têm até 15 de abril para envio das propostas on line. Os recursos para esse edital são oriundos do convênio CNPq/FAPEMA para concessão de cem bolsas de Iniciação Científica Júnior durante um ano, prorrogáveis, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da FAPEMA. Mais informações na página da fundação na internet no endereço www3.fapema.br.

  Categorias: