FAPEMA lança editais de apoio internacional nesta quinta-feira, 17

FAPEMA lança editais de apoio internacional nesta quinta-feira, 17
maio 16 19:53 2013

editais 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ( FAPEMA) lançou nesta quinta-feira, 16, três editais em sua página na internet. Estão abertos os Editais de Concessão de Bolsas de Doutorado no País e no Exterior; Edital de Cooperação Bilateral FAPEMA/AIRD e o Edital de Apoio ao Programa Ciência Sem Fronteiras.

O Edital de Concessão de Bolsas de Doutorado no País e no Exterior tem como objetivo fortalecer o sistema de Pós-graduação de bolsas, em todas as áreas do conhecimento para cursos e/ou programas de pós-graduação Stricto sensu, aprovados junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no país e em programas de reconhecida excelência no exterior. Estão destinados recursos para 30 bolsas de doutorado no Brasil e o máximo de 10 bolsas de doutorado no exterior, todas financiadas com recursos alocados pela FAPEMA. As bolsas concedidas deverão ser implantadas a partir de setembro e terão duração máxima de 48 meses. A data limite para entrega das propostas eletrônicas é 21 de junho. O resultado será divulgado no dia 06 de agosto.

Já o Edital de Cooperação Bilateral – AIRD tem como finalidade apoiar a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Maranhão e pesquisadores franceses, mediante a seleção de propostas destinadas a mobilidade acadêmico – cientifica de estudantes, docentes e pesquisadores atuantes em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Cada projeto deverá ter o valor máximo de R$ 50 mil. Serão apoiadas propostas dentro do limite disponível de recursos financeiros, que o interessado deverá buscar junto ao edital. O prazo para submissão de propostas online é 01 de julho e o resultado será a partir do dia 15 de setembro.

O Edital de Apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras tem como objetivo apoiar financeiramente as Instituições de Ensino Superior sediadas no estado do Maranhão para atenderem à demanda de mobilidade internacional de estudantes (graduação e pós-graduação) no âmbito do Programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteiras”. O programa visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, e da inovação por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional. Os recursos alocados pela FAPEMA são na ordem de R$ 600 mil. A data para submissão eletrônica das propostas é 21 de junho e a partir do dia 23 julho a divulgação do resultado.

Os interessados devem acessar o site da fundação na internet, no endereço www3.fapema.br , onde estão disponibilizados os editais.

 

  Categorias: