Fapema lança editais para concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Fapema lança editais para concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado
outubro 30 16:54 2017

fapemaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou três novas chamadas públicas com o objetivo de contribuir para a qualificação dos professores e pesquisadores do Maranhão através da linha de ação “Mais Qualificação” e no âmbito do programa “Mais Bolsa”. As chamadas públicas – Bolsas de Doutorado no País e no Exterior, Bolsas de Pós-Doutorado no País e no Exterior e Bolsas de Mestrado no País – somam recursos de mais de R$ 5,6 milhões.

O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, explicou que o investimento do Governo do Estado tem como objetivo fortalecer o ensino superior, a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para a formação de professores e pesquisadores do Maranhão. Os editais estão disponíveis no site da Fundação no endereço www3.fapema.br. As inscrições ficam abertas até o dia 22 de dezembro.

Para concorrer ao edital Bolsa de Mestrado o candidato deve estar regularmente matriculado ou ter sido selecionado em curso de Pós-Graduação stricto sensu em nível de mestrado, credenciado pela CAPES, com conceito igual ou superior a três. Também é exigida dedicação integral e exclusivamente às atividades do programa de pós-graduação; comprovar residência fixa no estado do Maranhão ou apresentar vínculo empregatício com instituição de ensino ou pesquisa sediada no Maranhão; ter cadastro na plataforma Patronage da Fapema e currículo Lattes CNPq; não ter recebido bolsa da Fapema ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível.

É requisito necessário para o candidato que concorre à Bolsa de Doutorado no País e no Exterior estar regularmente matriculado ou ter sido aprovado em curso de Pós-Graduação stricto sensu em nível de doutorado, credenciado pela CAPES, com conceito igual ou superior a quatro. No caso de programas de doutorado no País; dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do programa de pós-graduação; comprovar residência fixa no estado do Maranhão ou apresentar vínculo empregatício com instituição de ensino e/ou pesquisa sediada no Maranhão; no caso de manter relação de trabalho ou emprego, ser formalmente liberado pela instituição; ter cadastro na plataforma Patronage da FAPEMA e currículo Lattes CNPq; não ter recebido bolsa da FAPEMA ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível.

Ao candidato à Bolsa de Pós-Doutorado no País e no Exterior e requisito necessário para concorrer ao edital estar regularmente matriculado ou ter sido selecionado em estágio de pós-doutorado em Instituição de Ensino Superior (IES) no País (fora do estado do Maranhão) ou no exterior; dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do estágio de pós-doutorado. Exigido ainda ao candidato comprovar residência fixa no estado do Maranhão ou apresentar vínculo empregatício com instituição de ensino ou pesquisa sediada no Maranhão; no caso de manter relação de trabalho ou emprego, ser formalmente liberado pela instituição; ter cadastro na plataforma Patronage da Fapema e currículo Lattes CNPq; não ter recebido bolsa da Fapema ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível.

  Categorias: