FAPEMA lança edital de apoio a programas de mestrado e doutorado

O investimento do Governo do Maranhão é de R$1,5 milhão.

FAPEMA lança edital de apoio a programas de mestrado e doutorado
maio 28 12:59 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou nesta sexta, 28/05, o edital nº 012/2021 – Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu.

A chamada pública se insere no âmbito da linha de ação “Mais Ciência”, do Governo do Maranhão, e tem o objetivo de fortalecer a pós-graduação stricto sensu e contribuir para a progressão quantitativa e qualitativa para a formação de recursos humanos e o aumento da produção científica e tecnológica do Maranhão.

A data limite para submissão on-line é até o dia 02 de julho.

Podem ser financiadas a aquisição de bens e a realização de serviços necessários das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos sediadas no Maranhão, como equipamentos de laboratório, softwares, livros, computadores, tradução, manutenção, passagens, material biológico, químico e farmacológico, taxas, seguro e despesas com a importação, dentre outros itens

Podem concorrer à a chamada os coordenadores ou vice-coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

O Governo do Estado destinará o recurso financeiro no valor total de R$ 1,5 milhão definido na programação financeira da FAPEMA. Serão financiados projetos com prazo de execução de até 24 meses, contados a partir da assinatura do Termo de Outorga, até o limite orçamentário disponibilizado no edital.

A proposta deverá ser submetida online, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da FAPEMA (www.fapema.br/patronage/).

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 17 de setembro deste ano.

Acesse aqui o edital completo: https://www.fapema.br/edital-fapema-no-012-2021/

Inserção do ISBN no Currículo Lattes

Os pesquisadores devem estar atentos às normas referentes ao Currículo Lattes. Conforme previsto no edital, os livros e trabalhos publicados em anais de evento só serão contabilizados na pontuação se houver, no Currículo Lattes, a identificação do respectivo ISBN.

O ISBN deverá estar visível no currículo em PDF anexado e enviado no PATRONAGE. Veja aqui o vídeo orientativo sobre como inserir o ISBN no Lattes (https://youtu.be/7q8-x7MeZ_8).

O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN, e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

 

Texto: Cláudio Moraes – Núcleo de Difusão Científica (NDC/FAPEMA)

  Categorias: