FAPEMA lança edital de apoio ao Ciência sem Fronteiras

FAPEMA lança edital de apoio ao Ciência sem Fronteiras
maio 28 20:57 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou nesta segunda-feira (28), na página da fundação- www3.fapema.br- o edital nº 27/2012- Apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras. O objetivo do edital é apoiar financeiramente as instituições de ensino superior sediadas no Maranhão para atenderem  a  demanda  de mobilidade  internacional  de  estudantes  (graduação  e  pós-graduação) no âmbito do Programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteiras”.

O programa visa promover  a  consolidação,  expansão  e  internacionalização  da  ciência  e  tecnologia,  e  da inovação por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional. O prazo para submissão de propostas ao edital é dia 22 de junho. Os recursos alocados para financiamento da chamada pública são no valor de R$ 400 mil. O valor máximo de cada proposta será de R$ 100 mil.

ciencia_fronteiraaAntes de publicar o edital na página da FAPEMA, a presidente da fundação, Rosane Nassar Guerra, esteve reunida com representantes de instituições de ensino superior para apresentação detalhada de cada item do edital. Rosane Guerra ressaltou que o Apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras visa auxiliar a participação de estudantes maranhenses no Programa como forma de internacionalizar o conhecimento. “O Edital de apoio ao programa visa dar maior oportunidade aos maranhenses de participar do Ciência sem Fronteiras e internacionalizar o conhecimento”, pontuou.

A assessora de assuntos internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Virgínia Maria Freire, elogiou a iniciativa da FAPEMA e disse que “a parceria com a FAPEMA é imprescindível para colocarmos mais alunos no Programa”. “Nós precisamos da parceria para levar nossos alunos para exterior. Socialmente vai contribuir muito para Maranhão”, completou a professora da Universidade Federal do Maranhão, Marize Barrros Aranha. Participaram ainda Evandro C. Gomes, (IFMA), Luciana Alves da Silva ( UFMA), Grele Pfleuger (UEMA) e Christian Delas (UEMA).

Ciência sem fronteiras – Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Патер "Ашер скачать песни"встал и зашагал между лавками, бормоча, что он ничего "Winamp обложки скачать"не понимает.

Глория прикурила "Веселая ферма 1 скачать"от окурка Натана.

Весь процесс длился не более минуты.

Батальон имеет "Игры приготовление пиццы"свою историю, полк "Брелок для ключей автомобиля"на основании истории своих батальонов составляет историю "Беслан многоточие скачать"полка.

Нам удалось взять под контроль ситуацию в "Jetpack на компьютер скачать"поместье Доломо, но если "Скачать avi конвертер бесплатный"они начнут массовое производство вот тогда наступит настоящий "Скачать учебник обществознанию"кошмар.

Однако ваш батальон нуждается в "Бах тии песни скачать"том, чтобы его подвиги не были преданы забвению.

  Categorias: