FAPEMA lança edital para bolsas de IC-Jr e de Estímulo Institucional

abril 27 21:53 2010

editaisabertosA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) disponibilizou nesta terça-feira, 27, no site da fundação (www3.fapema.br), mais dois editais. A primeira chamada pública é para os interessados em concorrer a bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior – IC-Jr, a segunda é para seleção de bolsistas para atuarem em ações estratégicas da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SINC).

 

 O objetivo do edital, lançado em parceria com a SINC, é melhorar o desempenho dos serviços e das ações da secretaria, como forma de construir novas tecnologias e solucionar problemas concretos, considerando o processo de trabalho científico e tecnológico como ferramenta determinante para impactar o desenvolvimento comercial e industrial no Estado do Maranhão. Para este edital, cuja inscrição vai até o dia 07 de maio, estão sendo oferecidas dez bolsas.

 

O IC-Jr, por sua vez, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas realizadas por estudantes do ensino médio e profissionalizante da rede pública localizada no Estado do Maranhão e incentivar o engajamento dos estudantes no processo de investigação científica, orientadas por pesquisador e/ou professores qualificados. A submissão online de proposta para este edital vai até o dia 31 de maio e a entrega de documentos até do dia 2 de junho.

 

Além desses novos editais, mais 18 estão abertos no site da Fundação. Entre eles estão o de Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas – Pappe, cuja inscrição vai até o dia 31 de maio; o de Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Pesquisa em Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Maranhão, que vai até o dia 07 de maio, o de concessão de Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica – Apoio Técnico, que também está com inscrição aberta até o dia 07 e o de Apoio a Projetos de Extensão em interface com a pesquisa, que vai até o dia 10 de maio.

  Categorias: