Edital para pesquisa sobre peixes de rios maranhenses ficará aberto até o dia 24

Edital para pesquisa sobre peixes de rios maranhenses ficará aberto até o dia 24
janeiro 16 20:01 2014

ORI58PEIXESNORIODAPRATAMARCELOKRAUSEO Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), está disponibilizando recursos no valor de R$ 800 mil para financiamento de pesquisa científica e tecnológica que possibilitem melhor compreensão da dinâmica das populações de peixes nos rios maranhenses. O financiamento é por meio do edital Apoio a Projetos de Pesquisa para a Formação da Rede de Pesquisa Piracema, aberto na página da Fundação até o dia 24 de janeiro.

”A chamada pública tem por objetivo selecionar projetos de pesquisa científico-tecnológica e de inovação que possam fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos, favorecendo a realização de estudos sobre a sistemática, ecologia, dinâmica populacional das espécies de peixes dos rios maranhenses”, explica a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Com a ampliação do conhecimento da dinâmica das espécies, será possível identificar melhor os períodos de piracema, época de reprodução dos peixes. Entre os resultados esperados estão ainda o desenvolvimento e elaboração de um plano de gestão da pesca nas bacias hidrográficas maranhenses e a implantação de banco de dados sobre os estudos populacionais das espécies animais visando dar suporte para o estabelecimento de períodos de defeso pelas autoridades competentes.

O edital visa apoiar projetos de pesquisa na bacia hidrográfica do sistema Pindaré-Mearim relacionados às seguintes linhas: Estatísticas de desembarque; Biologia reprodutiva das espécies de peixes, sobretudo as de interesse econômico; Diversidade das espécies de peixes de interesse econômico; Cadeia produtiva; Educação ambiental em comunidades pesqueiras e Estruturas populacionais de peixes. Cada proposta poderá ter o valor máximo de R$ 60 mil e prazo de execução de até 24 meses.

  Categorias: