FAPEMA lança edital visando formação de rede de coleções biológicas e Parque Tecnológico e Infovias

junho 15 22:16 2012

 

editaisabertosA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA lançou nesta sexta-feria, 15, na página da fundação-( www3.fapema.br) os editais  Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas (edital 029/2012 CBIOMA) e  Apoio ao Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão (EDITAL 028/2012 AEP-SECTEC). As duas chamadas públicas, que somam recursos da ordem de R$ 3,8 milhões, vão possibilitar a formação da Rede de Coleções Biológicas do Maranhão e Parque Tecnológico e Infovias.

O edital de Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas tem como objetivo dar suporte a organização, informação, gestão e divulgação de coleções biológicas e arqueológicas já existentes (fauna, flora, microrganismos e componentes-tecidos, células, DNA entre outras) consideradas estratégicas para o Estado.

Já o Edital de Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão visa selecionar recursos humanos capacitados para desenvolver atividades que conduzam à implantação de um novo modelo de infraestrutura de comunicação digital, na estruturação de um Parque Tecnológico, na modernização do sistema de produção agropecuário e no apoio à criação de um centro de referência em tecnologia aplicada no Maranhão.

Este edital é resultado de convênio entre a FAPEMA e a Universidade Virtual  do Maranhão  –  UNIVIMA,  órgãos  vinculados  à  Secretaria  de Estado  da Ciência, Tecnologia, Ensino  Superior  –  SECTEC.  Estão sendo oferecidas 19 bolsas, nas modalidades Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial-DTI-A, Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial-DTI-B e Bolsa de Apoio Técnico –BATI. Na DTI-A podem concorrer graduados em engenharia elétrica, da computação, civil e arquitetura; na DTI-B, graduados em economia e direito; já para BATI concorrem técnicos em administração e informática.

As atividades a  serem  realizadas  pelos  bolsistas  será  objeto  de  plano  de  trabalho específico aprovado pela Coordenação do Projeto designada pela  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC). A data limite para submissão de propostas ao edital nº 28, 02 de julho e o de nº 29 é dia 06 de agosto. A integra do edital esta disponível no site da Fundação.

 

 

  Categorias: