FAPEMA lança novo edital para apoiar atividades durante a SNCT

FAPEMA lança novo edital para apoiar atividades durante a SNCT
agosto 23 18:33 2012

SNCTO governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou na tarde desta quinta-feira (23) o edital nº37/2012 – Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SCT. O objetivo do edital é financiar projetos destinados à organização e à execução de eventos  científicos  ou  tecnológicos,  com  foco  na popularização da ciência, a serem realizados na Semana de Ciência e Tecnologia no Estado do Maranhão (SNCT) que acontece de 15 a 21de outubro. O edital está disponível no site da fundação no endereço www3.fapema.br.

Este ano a semana tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país, meta que está em consonância com a do governo do Maranhão.

Os projetos submetidos ao edital deverão mostrar vinculação ao tema da SNCT e poderão ser coordenados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior ou pesquisa públicas ou privadas e às escolas públicas ou privadas da rede de ensino médio, sediadas no Estado. Cada projeto poderá ter o valor máximo de R$ 4 mil. Estão sendo alocados para o edital recursos financeiros não reembolsáveis, no valor total de R$ 200 mil. O prazo limite para submissão das proposta é dia 21 de setembro.

Nos últimos anos o Maranhão vem se destacando entre os estados brasileiros na realização de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De 2008 até o ano passado, o número de atividades científicas durante a realização da Semana praticamente quintuplicou, subindo de 256 para 1.112 em 2011. Números, que levaram o Maranhão a ocupar o sexto lugar entre todos os estados do Brasil na apresentação de projetos de conhecimento e o segundo lugar no Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco.

A meta do governo para este ano é chegar ao primeiro lugar no ranking, sendo o lançamento do edital uma estratégia para o alcance desse objetivo. Por meio da chamada pública o governo também quer incentivar a realização de atividade no interior do Estado, ampliando assim o número de municípios participantes da SNCT, o que também melhora a posição do estado em relação aos demais estados brasileiros.  

 

 

 

  Categorias: