FAPEMA lança pacote de editais para 2013

FAPEMA lança pacote de editais para 2013
fevereiro 02 00:46 2013

 lancamento editais

 

A Fundação de Amparo à Pesquisae ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA, lançou na noite de sexta-feira, 01, seu pacote de editais para o ano de 2013. Na Presença de reitores, pesquisadores, professores, estudantes e empresários, o presidente da fundação, Antonio Luiz Amaral Pereira, anunciou os 45 editais que estão disponibilizados em bolsas, auxílios, convênios federais e programas de Divulgação Científica. Um Investimento do governo do Estado que chega a R$ 32, 5 milhões, um salto de 25% a mais que ano passado.

A secretária de estado de Ciência e Tecnologia Rosane Guerra, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos da Ciência e Tecnologia -Consecti, Odenildo Sena, a representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ana Lucia Assad e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa da Amazônia, Maria Olívia Simão, participaram da solenidade realizada após o Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado no Grand São Luís Hotel.

Alguns dos editais lançados são inéditos como o “Tecnova” e o Educação para o Empreendedorismo, voltados para a pesquisa nas empresas. “O mais interessante é que, aqui no Maranhão, há oportunidade para todos, desde os estudantes da iniciação científica até a classe empresarial”, frisou a chefe da Assessoria de Coordenação dos Fundos Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Lúcia Assad.

Em dois anos, os investimentos feitos pelo Governo do Estado por meio destes editais, aumentaram 25%. De acordo com o diretor-presidente da FAPEMA, Antonio Luiz Amaral Pereira, o crescimento do número de editais é diretamente proporcional ao interesse da comunidade científica. “A ampliação desses investimentos é um caminho sem volta, a forma mais eficiente de se lutar contra o atraso. O Governo do Estado acredita no potencial de seus pesquisadores e não se furta em investir em ciência, tecnologia e inovação”, disse.

Os investimentos visam ampliar a atuação crescente do Estado nos processo de fortalecimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, para fazer a ciência do Maranhão alcançar uma posição estratégica no cenário nacional. “É muito bom ver essa mobilização bem estruturada e crescente para desenvolver a ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Maria Olívia Simão.

Os esforços da FAPEMA, principal agência de fomento à pesquisa local, no processo de formação de recursos humanos, apoio à pesquisa extensão e inovação nas universidades, instituições de pesquisa e empresa a partir de editais que estimulam a concorrência democrática, chama a atenção dos grandes personagens do cenário científico brasileiro. “Acompanhando a evolução das ações da Fundação, nos damos conta de que muita coisa mudou nessa região nos últimos anos. Antes, era impensável estar em um lançamento de 45 editais, com investimentos de R$ 32 milhões”, observou o presidente do Consecti, Odenildo Sena.

Para a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, é fundamental que as pessoas se apropriem desses editais e ajudem a propagá-los. “Estamos vivendo um momento muito próspero em nosso estado. É hora de unir forças para construir o Maranhão que todos queremos”, avaliou.

coloquiosCOLÓQUIO FAPEMA – O evento de lançamento dos editais foi encerrado com a palestra “Prestação de Contas: erros e acertos”, proferida pelo Coordenador do Setor de Prestação de Contas da FAPEMA, José Altivo Macedo. A palestra fez parte do primeiro colóquio promovido pela Fundação em 2013 e chamou a atenção dos pesquisadores, que, geralmente, veem a prestação de contas como uma grande vilã. “A prestação de contas não começa no fim da pesquisa. Deve ser feita concomitantemente a ela”, salientou Macedo.

 

 

 

 

 

 

 

У меня возникло чувство, "Скачать программу для чтение книг на андроид"что меня "Скачать картинку 240×320"вовлекли в чужую игру.

Внезапно Поль почувствовал, что "Microsoft office picture скачать"одинок в этом мире.

У "Скачать игру римская империя торрент"дяди Кули эта целлюлоза в "Скачать стрелялка на андроид"печенках сидит.

Я буду существовать "Prestigio geovision 4300 скачать карты"лишь до тех пор, пока "План садового участка 6 соток"буду нужен для поддержания спокойствия и "Скачать игру нэнси дрю тайна ранчо теней"порядка, потом я тоже уйду.

Ее "Скачать двд плеер"неподвижное тело казалось мертвым.

И наконец, там "Скачать игр балда"было пятнадцать душевых кранов и пятнадцать полочек под ними.

  Categorias: