Fapema apresenta suas ações para 2015 em Alcântara e Pinheiro

Fapema apresenta suas ações para 2015 em Alcântara e Pinheiro
julho 03 13:45 2015

0fapema-alcantara2

Seguindo as diretrizes do governador Flávio Dino e como parte do trabalho de interiorização da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o diretor-presidente Alex Oliveira apresentou nesta quinta-feira (2) nos municípios de Alcântara e Pinheiro o plano de trabalho da fundação para o ano de 2015.

Com o objetivo de popularizar a ciência no Estado e de ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense, o plano de trabalho foi divulgado às 14h30 no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Alcântara, e às 18h no Centro de Estudos Superiores de Pinheiro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Para o diretor do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro da UEMA, Gilberto Aroucha, eventos como esses são de fundamental importância para a divulgação o trabalho da Fapema.

“Sintia que faltavam momentos em que a fundação ia de encontro aos professores e pesquisadores. O diretor-presidente Alex Oliveira está de parabéns! Venho acompanhando a realização desses lançamentos em outros municípios do Estado e tenho visto o quanto tem sido produtivo. Parabenizo e torço para que eventos como esse sejam frequentes, pois é um meio que temos para apoiar, incentivar e motivar os pesquisadores e a produção científica no Maranhão”, ressaltou Gilberto Aroucha.

De acordo com o diretor interino do Campus da UFMA em Pinheiro, Dimas Ribeiro, os editais que são oferecidos à comunidade desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado.
0Apre-pinheiro

“Historicamente, a Fapema tem desempenhado essa função social de levar até a sociedade maranhense, principalmente à comunidade acadêmica, a possibilidade de concorrer por meio de editais e projetos que venham melhorar nossos índices de desenvolvimento”, afirmou Dimas Ribeiro.

Plano de Trabalho

O plano de trabalho da Fapema tem a finalidade de garantir às instituições de ensino e pesquisa mais condições para a produção do conhecimento para, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do maranhense e gerar desenvolvimento econômico.

A nova política de fomento à pesquisa está estruturada em quatro linhas: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. Com maior transparência, 15 programas e 43 editais permitirão que a comunidade científica e a sociedade compreendam o processo de fomento, formação de recursos humanos e popularização da ciência. Estão previstos para este ano investimentos da ordem de R$ 50,3 milhões.

 

 

 

 

  Categorias: