Fapema lança plano de trabalho para o ano de 2017

Fapema lança plano de trabalho para o ano de 2017
abril 12 18:57 2017

plano-de-trabalho-20171O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realizou nesta terça-feira, dia 11, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o lançamento do plano de trabalho que irá nortear as ações da fundação para o ano de 2017.

Com o tema “Energia, Vida e Criatividade: Novos olhares para a Ciência no Maranhão”, o Plano de Trabalho da Fapema se fundamenta em torno de quatro linhas de ação (Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência) e de programas que são operados por meio de editais, estruturados de acordo com os interesses estratégicos do estado do Maranhão.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o Governo do Maranhão tem feito um grande esforço para preservar as margens de investimento, não só das políticas sociais, como também do fomento à pesquisa, mesmo em uma conjuntura de crise econômica muito aguda do país.

alt“Com a Fapema, temos ampliado o número de bolsas. Nós criamos o maior programa de iniciação científica júnior do Maranhão. Temos um orçamento efetivamente gasto muito maior que anos anteriores. O governador Flávio Dino sublinha claramente que o seu governo tem dois eixos prioritários. Um deles é a Educação e o outro é a Ciência. E ambos estão dialogando para que possamos construir um Maranhão melhor”, afirma o secretário Jhonatan Almada.

De acordo com o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, a fundação tem buscado se superar a cada novo plano de trabalho. Os indicadores mostram que em 2015 ouve crescimento em relação a 2014 e que, em 2016, houve superação em relação a 2015. “É assim que, em 2017, a gente quer superar 2016: avançando, excedendo os investimentos e fazendo a ciência chegar mais longe de forma que atenda aqueles que precisam dela”, destacou.

 

 

 

  Categorias: