Fapema lança três novos editais

Fapema lança três novos editais
agosto 23 20:25 2016

fapema logoA áreas contempladas focam em tecnologia da informação, pesquisas acadêmicas e aquicultura e pesca

O Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) colocou mais três editais à disposição dos pesquisadores. São eles o de Apoio a Projetos de Pesquisa em Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação (nº 019/2016); o Prêmio Fapema Maria Aragão (nº 020/2016) e o de Apoio a Projetos de Pesquisa em Aquicultura e Pesca (nº 023/2016). O prazo de envio de propostas para submissão online, para os três editais, é até o dia 23 de setembro.

O edital de Apoio a Projetos de Pesquisa em Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação está dentro da linha de ação Mais Inovação e no âmbito do programa Inova Maranhão. Tem por objetivo financiar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas, sediadas no estado do Maranhão nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação que estejam em consonância com os interesses do Estado.

O Prêmio Fapema Maria Aragão visa incentivar a produção científica e tecnológica no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de alunos, pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque no Estado. Está inserido na linha de ação Popularização da Ciência, no âmbito do programa Mais Divulgação. Será atribuído às categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Prêmio Especial Maria Aragão.

O edital de Apoio a Projetos de Pesquisa em Aquicultura e Pesca, por sua vez, faz parte da linha de ação Mais Inovação, no âmbito do programa Tecnologia Social. Tem por objetivo financiar projetos de pesquisa científica tecnológica e inovação voltados à Pesca e à Aquicultura a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas, sediadas no estado do Maranhão. Possui os seguintes eixos temáticos de pesquisa:

– Análise da Gestão das Políticas Públicas de aquicultura e pesca no Maranhão;
– Tecnologia e Inovação na Cadeia Produtiva de aquicultura e pesca no Maranhão;
– Juventude e a sucessão familiar na produção da pesca no Maranhão;
– Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos;
– Patologia e Sanidade de organismos aquáticos;
– Conflitos socioambientais e econômicos em áreas de pesca;
– Impactos ambientais decorrentes dos sistemas de aquicultura e pesca;
– Beneficiamento do pescado.

Mais informações sobre os três editais podem ser obtidas no site da Fapema:
http://www3.fapema.br/site2012/index.php?option=com_docman&Itemid=207

  Categorias: