Fapema lança última edição do ano da Revista Inovação com foco em ciência, saúde pública e inovação tecnológica
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está encerrando 2025 com o lançamento da edição nº 55 da Revista Inovação, última publicação do ano. A revista, que circula há 20 anos, vem dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas no estado e ao seu impacto direto na formulação de políticas públicas, no avanço do conhecimento científico e no fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
A próxima publicação da revista vai trazer uma edição especial sobre os homenageados no Prêmio Fapema 2025, considerado o oscar da Ciência Maranhense, que acontecerá no dia 21 de janeiro.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apresenta a edição nº 55 da Revista Inovação. A revista, que circula há 20 anos, vem dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas no estado e ao seu impacto direto na formulação de políticas públicas, no avanço do conhecimento científico e no fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
A publicação segue com o propósito de informar, orientar e conectar pesquisadores, gestores públicos, empreendedores e a sociedade, além de apoiar aqueles que buscam incentivo à inovação e ao fortalecimento de empresas maranhenses. *Além de ter a periodicidade reduzida desde a edição de novembro, outra novidade deste ano foi de que a partir desta edição de dezembro a revista passa a contar também com uma nova seção, a de Notas, reunindo os principais acontecimentos, ações e editais da FAPEMA*.
Ciência Animal, sustentabilidade e saúde pública em destaque
A matéria de capa traz pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que vêm contribuindo de forma significativa para a inovação e a sustentabilidade da pecuária, além de subsidiar estratégias de vigilância em saúde pública, com dados relevantes para o estado.
Saúde e políticas públicas
Em sintonia com a campanha Dezembro Vermelho, a revista apresenta uma reportagem baseada em parte de um diagnóstico sobre a assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS, fornecendo subsídios importantes para o aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento da doença.
Ainda na área da Saúde, a edição destaca o Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) 2025, que está apoiando propostas voltadas à saúde pública e à inovação tecnológica, com ênfase em doenças crônicas, saúde mental e no uso da inteligência artificial aplicada ao SUS.
Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico
Na editoria de Exatas, o destaque é o Programa Maranhense de Apoio à Inovação Tecnológica (MaraInTech), que promete transformar o cenário empresarial local com investimento de R$ 7 milhões. O programa prioriza áreas estratégicas como Saúde e Biotecnologia; Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável; Energia Limpa; Educação, Tecnologias e Mídias; Indústria e Manufatura; além de Identidade e Cultura.
Pesquisas em Humanas, Meio Ambiente e Cultura
A editoria de Humanas traz estudos desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMA – campus Imperatriz. A revista apresenta ainda reportagens sobre pesquisas com morcegos realizadas nos municípios de Caxias e São João do Sóter, o lançamento do Programa de Iniciação Científica (PI) nas escolas, o projeto Arte nas Ruas e trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Direito e Afirmação de Vulneráveis da Universidade Ceuma.
Entrevista e reflexão
Na seção Entrevista, o pesquisador Luiz Frazão explica como seu projeto de Monitoramento Ambiental tem contribuído para pesquisas desenvolvidas na região Itaqui-Bacanga. Já em Sábias Palavras, o tema abordado é “Ética, religião, liberalismo e a importância da Filosofia”, com reflexão do filósofo Marcelo Perine, único brasileiro citado pelo papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’.