Fapema lançará editais para incentivar participação na SNCT

Fapema lançará editais para incentivar participação na SNCT
julho 06 22:02 2010

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra, anunciou, nesta terça-feira (06), medidas para incentivar a participação das instituições locais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá entre os dias 18 e 24 de outubro, em todo o país. Reuniao_SNCT_2010

Uma é o lançamento, até o dia 15 de julho, de três editais: Edital para apoio a projetos para a SNCT, Edital de Difusão Científica e Edital Ciência na Escola. Outra medida é a realização de seminários, palestras e de um Colóquios Fapema, com a finalidade de difundir o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.  

As medidas foram apresentadas em reunião com representantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A intenção é provocar maior interesse de escolas e universidades pela programação da SNCT, que deve incluir “Dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino”; “Tendas da ciência em praças públicas”; “Feiras de ciências”; “Visitas de cientistas às escolas”, além de outras atividades.

O representante da Seduc, Márcio Correia Teixeira, comprometeu-se a acionar as regionais da Rede Estadual de Ensino, visando à integração da SNCT à agenda das escolas. “Há necessidade de se consolidar o envolvimento do sistema de educação com a produção de ciência e tecnologia no Maranhão. A Semana será um momento oportuno para começarmos a modificar a cultura educacional, que ainda pouco contempla a pesquisa científica”, afirmou Teixeira.

Para o vice-reitor da Ufma, Antônio Oliveira, a SNCT permitirá a projeção de projetos de pesquisas e extensão, que têm ficado restritos à comunidade onde são desenvolvidos. “Os editais da Fapema ajudarão, principalmente, as escolas de ensino médio a colocar suas atividades de iniciação científica para serem vistos e apreciados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, observou Oliveira, que ficou responsável por difundir, nas escolas, os editais.

As atividades da SNCT acontecerão em espaços abertos à sociedade, o que, na opinião de Rosane Guerra, deve contribuir para a popularização da ciência, formando uma consciência científica na população. “Vamos mobilizar, em especial, jovens e crianças em torno da ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a atitude científica e inovadora”, assegurou a diretora-presidente da Fapema.

A próxima reunião preparatória da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no dia 19 de julho, às 17h, em local a ser definido.    

 

Собравшиеся у костра молодые техасские "Теоретические чертежи судов"повесы, воодушевленные примером своего предводителя, не отказались от его угощения; "Скачать the sims русская версия"они болтали, пели, "Dcp 7030r скачать драйвер"плясали и хохотали.

Но если бы никто не "Скачать флеш плеер 8"знал, что это происходит, никто бы, друг мой, на "Скачать уроки английского языка для начинающих"спусковой крючок не нажимал.

Вы позволили телесной усталости поработить "Скачать сэмпл вокал"ваш дух, объяснил Чиун.

По части техники я оснащен "Скачать hidden and dangerous 2"не хуже вашего Центрального разведывательного управления.

Но стоящий перед Матесевым "Скачать loader exe"человек по-видимому, тоже американец мыслил масштабами не пятидесяти и даже не "Скачать музыку из реальных пацанов"ста лет, а целого тысячелетия.

Тебе не хватало лишь уверенности "Скачать антивирус doctor web"в том, что ты можешь достигнуть желаемого.

  Categorias: