Edital complementar do PPSUS 2009 será lançado em julho deste ano

Edital complementar do PPSUS 2009 será lançado em julho deste ano
junho 18 22:18 2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMreuniaoeditalcompelmentarppsusA) reuniu, na tarde desta sexta-feira (18), pesquisadores e profissionais da Secretaria Estadual de Saúde para discutir possíveis linhas de pesquisas a serem contempladas pelo edital complementar do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – PPSUS 2009.

 

Durante o encontro, Cristina Loyola, secretária adjunta das Ações Básicas de Saúde da Secretária de Saúde do Maranhão, e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou aos participantes sobre o “Cuidando do Futuro”, projeto do Governo do Maranhão que se propõe a reduzir a mortalidade infantil em 17 municípios, considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Segundo a secretária, a reunião foi de vital importância por aproximar pesquisadores e profissionais que convivem com a realidade da saúde no estado.

 

“Essa reunião é arrojada em termos nacionais, já tive experiência em outros estados e é muito difícil aproximar a secretaria de saúde das universidades. É um dialogo sempre desejado e poucas vezes conseguido, que esperamos que dê certo aqui”, pontuou Cristina Loyola.

 

Por sua vez, o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças do Estado, Henrique Jorge dos Santos, destacou que, com a intermediação da FAPEMA, a aproximação entre a academia e secretaria de saúde está aumentando. “As pesquisas estão ficando cada vez mais práticas e mais interessantes para quem executa a política de saúde no estado, então vemos como bom alvitre esse debate preliminar, em que todos podem discutir quais serão as melhores linhas de pesquisas a serem colocadas no edital”, destacou.

 

Já Ladyjane Ferreira Leite, enfermeira sanitarista com dedicação exclusiva ao Cuidado do Futuro, se disse feliz com a possibilidade do edital contemplar linhas de pesquisas que possibilitem que o projeto seja avaliado e difundido para outros estados que tenham as mesmas necessidades do Maranhão.

 

No final da reunião, após serem discutidas as sugestões dadas pelos presentes, quatro linhas de pesquisas foram definidas: mortalidade infantil, com foco na gestação e nas mortalidades neonatal e perinatal; câncer de pênis e colo do útero; beribéri; e gestão em sistemas de informações. A escolha teve por base problemas considerados mais urgentes para a saúde pública do estado.

 

A diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, afirmou que um documento com as linhas definidas será enviado aos participantes da reunião na segunda-feira (21/06), e eles terão a oportunidade de concordar, discordar ou dar sugestões que serão discutidas em uma nova reunião, ainda sem data definida. A presidente também destacou que todas as sugestões dos participantes foram registradas e que as que não forem contempladas voltarão a ser discutidas na oficina para elaboração do edital complementar do PPSUS 2009.

 

O edital complementar será aberto no dia 15 de julho de 2010 e contará com recursos de cerca de 500 mil reais, valor correspondente ao montante remanescente do edital PPSUS 2009.

  Categorias: