Fapema na Universidade

Fapema na Universidade
maio 25 15:15 2009
Lançamento da Revista Canal.com recebe o Núcleo de Difusão Científica da Fapema para troca de experiências

capam

A revista laboratório Canal.com do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, elaborada pelos alunos da cadeira de Jornalismo de Revista, foi lançada na tarde da última terça no Auditório do Centro de Ciências Humanas da UFMA.

Sob a orientação da Profª Jornalista Zefinha Bentivi, a publicação repercutiu positivamente no cenário acadêmico e profissional. As diversas editorias da revista canal.com tratam de temas socioculturais do Maranhão, dentre elas destacamos a seção “Ciência & Tecnologia”, iniciativa inovadora e que atende à demanda de difusão científica.

“Sabemos da necessidade da capacitação de profissionais da imprensa na difusão de temas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Não temos editorias específicas para esses assuntos nos jornais locais. Por isso, foi tão importante e animador fazer a produção dessa 1ª edição da Revista Canal.Com. Uma produção que é acadêmica mas que, humildemente, pretende chamar a atenção de todos sobre a importância da  difusão científica” afirma a estudante de jornalismo, Amanda Dutra Ramos.

Ao lado de autoridades como o Reitor da Ufma, Natalino Salgado; vice-reitor, Antônio Oliveira, chefe de departamento do Curso de Comunicação Social da Ufma, Francisco Gonçalves e de muitos ícones da comunicação maranhense como Vera Sales, Ferreira Jr e de James Maxwel; as jornalistas Aline Vasconcelos Monteiro e Nathalia Ramos foram convidadas para representar o Núcleo de Difusão Científica – NDC da Fapema.

O auditório ficou pequeno para tantos interessados no tema abordado na palestra “Jornalismo de Revista no Maranhão”. A editora da Revista Inovação, Nathalia Ramos, compartilhou a experiência de gerenciar a produção de 2 revistas de grande circulação no Estado. Na condição de debatedora, a coordenadora do NDC, Aline Vasconcelos, fez uma explanação dos produtos desenvolvidos no núcleo, que é composto por mais 7 comunicadores.

“A Fapema em sua luta pela difusão da ciência sempre apoiou iniciativas que primam pela popularização da ciência no Estado. E nós do NDC temos como meta assessorar todos os cientistas maranhenses neste sentido. A professora Zefinha e toda a sua turma estão de parabéns pela revista e a Fapema agradece o convite”, afirma Aline Vasconcelos.

Fonte: NDC Fapema

  Categorias: