Fapema participa da 17ª Feira do Livro de São Luís e reforça ações de incentivo à leitura
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está presente na 17ª Feira do Livro de São Luís, aberta na noite de sexta-feira (1º) e que segue até o dia 10, na Praça Maria Aragão, localizada na Avenida Beira-Mar, Centro Histórico de São Luís. O estande da fundação promete ser um ponto de encontro para fãs da leitura e do conhecimento.
A fundação apoia centenas de obras, tendo em seu acervo mais de 500 títulos, reforçando a valorização das produções maranhenses e contribuindo para estimular a leitura. A programação do estande contará com lançamento e distribuição de obras, mostras de casos de sucesso, palestras, entre outras atividades das 9h às 21h.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, participou da abertura e pontuou a relevância do evento como espaço para celebrar a literatura, a cultura e a educação. “A participação da Fapema é fruto da união de esforços pelo estímulo e produção da pesquisa e à disseminação do conhecimento, pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Nesta feira, teremos a oportunidade de fortalecer laços com escritores, leitores, educadores e estudantes. É um momento valioso para trocar experiências e promover iniciativas que valorizem a leitura e o pensamento crítico, fundamentais na formação de cidadãos conscientes e engajados”, ressaltou Wall que estava acompanhado da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fundação, Isaura Modesto e da assessora do setor, Tarciane Moraes.
Durante a feira, a fundação apresenta um panorama de suas ações, com a distribuição de folders informativos que detalham os projetos e iniciativas desenvolvidas para fomentar a pesquisa e a ciência no estado. Além disso, haverá uma exposição de livros que receberam apoio da Fapema, com sorteios programados para o público visitantes. A programação inclui ainda, dois momentos de autógrafos, na segunda (4) e sexta-feira (8). No dia 4, às 16h, a autora Rosângela Batista lançará o livro “Direito à Saúde da Mulher e da Criança nos Primeiros 1000 Dias”. Este trabalho aborda temas relevantes e atuais, que têm ganhado destaque nas discussões sobre saúde na maternidade.
No dia 8, os autores Raimundo Araújo, Thauana Rabelo e Eduardo Bezerra vão autografar o livro “Os Benzedores de Anajatuba”, às 10h. À tarde, às 15h, acontece a palestra Café Literário, com o tema “A Vida e Obra de Odorico Mendes”, apresentada por Sebastião Duarte, sob a coordenação do diretor Científico da Fapema, Cristiano Capovilla. A programação do dia encerra com tarde de autógrafos do livro “Dicionário de Personagens da Saga Maranhense de Josué Montello”, de José Cavalcante, às 18h.
Para Cristiano Capovilla, que será mediador em palestra literária, “a Fapema se destaca pela série de projetos desenvolvidos, no apoio à literatura maranhense e no incentivo aos novos talentos e entendemos que, cada livro lido e cada história compartilhada, contribui para um futuro mais justo e iluminado”.
A Feira do Livro de São Luís, promovida pelo Poder Executivo municipal, se consolida como um importante espaço para a difusão da cultura e da literatura, e a presença da Fapema contribui para incentivar a promoção do conhecimento e do desenvolvimento científico no Maranhão. O evento promete ser uma oportunidade valiosa para todos que desejam explorar novas ideias e interagir com autores locais.