Fapema participa da 1ª Feira de Agricultura e Agrotecnologia do Maranhão em Barra do Corda

Fapema participa da 1ª Feira de Agricultura e Agrotecnologia do Maranhão em Barra do Corda
junho 20 12:41 2017

agritec barra-do-cordaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participa a partir desta quinta-feira, dia 22 até 24 de junho, da primeira edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTec) em Barra do Corda, em benefício de trabalhadores rurais e agricultores do Território Centro do Maranhão.

A Fapema terá um stand no evento, onde fará a divulgação de programas e editais que visem fomentar iniciativas direcionadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado, empreendedorismo social e da diminuição dos impactos das tecnologias sociais ao meio ambiente. Além da divulgação de livros de diferentes áreas do conhecimento, por meio do Edital do Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos (APUB) e revistas produzidas por pesquisadores maranhenses apoiados pela Fundação.

Na sexta-feira, dia 23, realizaremos duas oficinas dentro da programação oficial da AgriTec. A primeira oficina, Resgate, Conservação e Multiplicação de Sementes Crioulas no Maranhão, acontecerá das 10h às 12h e será ministrada pela Profa. Dra. Antônia Alice Costa Rodrigues (UEMA). Já a segunda oficina, Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários de Paço do Lumiar, que ocorrerá das 16h às 18h e será apresentada pela Profa. Maria Luiza Mendes.

Evento

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a AgriTec vem deixar um rastro de conhecimento para o agricultor familiar do Maranhão. “Vamos proporcionar conhecimento para que o nosso agricultor possa desenvolver sua produção e consequentemente fortalecer as culturas fortes do território. As tecnologias simples e de baixo custo apresentadas a eles ajudam a gerar renda e qualidade de vida para o homem do campo”, explicou.

AgriTec

A AgriTec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar o conhecimento tecnológico para beneficiar os agricultores familiares do estado.

A AgriTec do território Centro do Maranhão está na segunda edição de 2017 e desde 2015 já compõe a 11ª edição. Nos anos de 2015 e 2016 a AgriTec capacitou 14.683 agricultores familiares e movimentou R$ 729.600,50 em comercialização e R$ 14.731.312,13 em contratos com instituições financeiras. A feira já foi realizada nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca. Este ano a AgriTec já foi sediada por Paraibano e agora será em Barra do Corda. Para 2017, o Governo do Estado chegará até os municípios de Santa Luzia, Itapecuru-Mirim e Cururupu beneficiando os agricultores familiares dos territórios do Vale do Pindaré, Vale do Itapecuru e Baixada Ocidental.

A AgriTec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Acontece por meio de parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentos sócias (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA) e Prefeitura do município onde o evento é sediado o evento.

Com informações do Sistema SAF.

  Categorias: